Data: 08/11/2018 09:36 / Autor: Gabriela Maria / Fonte: PMSBC

São Bernardo entrega novas ambulâncias do SAMU

Cinco novos veículos foram apresentados em ato oficial pelo prefeito Orlando Morando; as viaturas irão ampliar o serviço de atendimento da cidade


São Bernardo reforça atendimento na Saúde
São Bernardo reforça atendimento na Saúde

Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

Melhorar a saúde do município e ampliar o atendimento à população. Com esse sentimento, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, apresentou, nesta quarta-feira (07/11), cinco novas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que irão ampliar e fortalecer o serviço de atendimento de urgência e emergência da cidade.

Com os novos modelos perfilados, equipados e prontos para atender a população, o ato oficial aconteceu em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Pedro e contou com presença do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, do diretor do Departamento de Urgência e Emergências, Dr. Stefanos Lazarou, vereadores da base aliada, líderes comunitários e a população em geral.

“Com muita alegria, estamos substituindo ambulâncias velhas, por veículos modernos e apropriados para o transporte de passageiros. Hoje, estamos comemorando a vinda desses cinco modelos, porém nosso objetivo é chegar em 2020, com 100% da frota renovada. Um serviço apropriado e de qualidade, é crucial na hora de salvar ou até mesmo curar a vida dos nossos pacientes”, comentou o prefeito.

Os novos veículos foram encaminhados à cidade por meio do Governo Federal, via Ministério da Saúde, cada ambulância custou, em média, R$ 170 mil. Ao todo, o SAMU opera no município com 14 ambulâncias, sendo 12 do modelo básico, duas avançadas, com equipamentos semelhantes a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e duas motolâncias.

Em seu discurso, o responsável pela pasta de Saúde, esclareceu que São Bernardo realiza, em média, 4.500 atendimentos por mês e conta com uma ampla equipe de profissionais, composta por 43 médicos, 26 enfermeiros, 64 técnicos/auxiliares de enfermagem e 55 condutores de veículos de urgência.

“Com o investimento, teremos veículos mais modernos e equipados para melhor atender nossos pacientes. O SAMU é um serviço de atendimento às urgências pré-hospitalares, sendo utilizado para casos de urgência e emergência. Por isso, necessita de atendimento diferenciado e eficaz. Com a nova frota, estamos dando mais um passo importante para melhorar a saúde desta cidade”, explicou Reple.

Transporte sanitário - Além do SAMU, São Bernardo possui um serviço de excelência no transporte de passageiros para hospitais e unidades de saúde. A cidade conta com 15 ambulâncias atuando no serviço e, por dia, são realizados, em média, 120 transportes. O serviço auxilia os pacientes que realizam tratamento no próprio município ou em outras cidades do Estado, como por exemplo, o hospital de Câncer de Barretos.

Para a execução do atendimento, a Prefeitura possui um contrato com empresas privadas. Em média, serão investidos R$ 17.594 por carro, sendo que o salário do motorista da ambulância já está incluso no total. No vínculo estabelecido, as empresas devem trocar a frota a cada cinco anos.

Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

Comente aqui