São Bernardo Saúde

São Bernardo celebra Semana Mundial da Amamentação

Palestras, rodas de conversa e atividades com pacientes e funcionários fazem parte da programação entre os dias 4 e 6 de agosto

  • Data: 01/08/2014 17:08
  • Alterado: 01/08/2014 17:08
  • Autor: Vladimir Ribeiro
  • Fonte: PMSBC
São Bernardo celebra Semana Mundial da Amamentação

Crédito:

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Saúde, celebra entre os dias 4 e 6 de agosto a Semana Mundial de Amamentação, com atividades que incentivam o aleitamento materno e doações ao Banco de Leite Humano do município. A programação, realizada no Hospital Municipal Universitário (HMU), inclui palestras, rodas de conversa e atividades lúdicas que envolvem funcionários e pacientes.

No dia 4, segunda-feira, às 8h, durante a abertura do evento, será apresentada a madrinha da amamentação 2014, a enfermeira Taís Vassi, que trabalha no HMU. Ela deu à luz em maio, no próprio hospital, em parto natural. Às 9h, funcionários assistem à palestra “A importância da nutrição nos primeiros mil dias de vida” e, às 20h, participam de roda de conversa sobre o tema. Para as mães, será realizada a oficina “Amamentando com beleza”, a partir das 14h.

O grupo Sorrir e Viver, formado por estudantes de Medicina da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), será um dos destaques da programação do dia 5, terça-feira. Inspirados nos Doutores da Alegria e no tratamento humanizado proposto pelo Dr. Hunter “Patch” Adams, eles irão interagir com as pacientes na fase do pós-parto, internadas no hospital. Às 14h, mulheres que são doadoras do banco de leite do HMU se encontram com as mães de bebês que nasceram prematuros e estão na UTI Neonatal da unidade.

No dia 6, quarta-feira, a partir das 9h, serão feitas as premiações do concurso que elegerá as melhores frases e paródias sobre o tema, desenhos infantis e fotos de funcionárias amamentando.

São inúmeros os benefícios do aleitamento materno, momento em que mãe e filho estabelecem os primeiros laços de afetividade.  O leite contém todos os nutrientes necessários para garantir o crescimento saudável da criança. Por conter anticorpos e glóbulos brancos, protege os pequenos contra doenças como pneumonias, alergias, vômitos e diarreias, o que não acontece com a ingestão de leite em pó.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno deve ser a única fonte de alimento do bebê até os seis meses de vida. A partir daí, a alimentação deve ser complementada com outros itens, como sucos e misturas pastosas, mas recomenda-se que a amamentação seja mantida até os 2 anos de vida ou mais. Além disso, mulheres que amamentam perdem peso rapidamente após o parto, recuperam o tamanho normal do útero com facilidade e têm reduzidos os riscos de anemia, diabetes e câncer no aparelho reprodutivo.

Comemorada anualmente nos primeiros dias de agosto, a Semana Mundial da Amamentação é promovida desde 2002 pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA – Aliança Mundial para Incentivo ao Aleitamento Materno), que reúne organizações em 120 países. O tema escolhido pela entidade neste ano é “Amamentação: um ganho para toda a vida!”.

Sobre o banco – No HMU, o banco de leite tem capacidade para armazenar 400 litros, mas opera atualmente com menos da metade, ou seja, 180 litros em estoque. Seriam necessários 300 litros, no mínimo, para garantir margem de segurança. O recurso é utilizado para alimentar os bebês prematuros da UTI Neonatal, cujas mães ainda não conseguem amamentá-los.

“Há mitos a respeito do aleitamento materno que precisam ser quebrados. A Semana é importante para isso. Quem tem acesso às informações pode atuar como multiplicador. Além disso, mulheres que produzem muito leite acabam descartando o alimento porque não sabem da possibilidade e facilidade de doar”, explica a responsável pelo banco, a nutricionista Nerli Pascoal.

Para doar, é preciso estar amamentado e ter sobra – que pode ser identificada pelos vazamentos constantes, mesmo depois de alimentar o próprio bebê -, além de ser saudável. O alimento é recolhido na casa da voluntária por técnicos do HMU, que também orientam quanto à retirada e ao armazenamento do leite. As interessadas em doar devem entrar em contato com o banco pelo telefone 4365-1480, ramal 1196.

Compartilhar:

  • Data: 01/08/2014 05:08
  • Alterado: 01/08/2014 05:08
  • Vladimir Ribeiro
  • PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados