São Bernardo Saúde

São Bernardo celebra o Dia Mundial da Saúde

Ação de conscientização com terapias alternativas reuniu cerca de 200 pessoas na Praça Lauro Gomes

  • Data: 06/04/2018 13:04
  • Alterado: 06/04/2018 13:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSBC
São Bernardo celebra o Dia Mundial da Saúde

Crédito:Ricardo Cassin/PMSBC

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, que será celebrado neste sábado (07/04), a Prefeitura de São Bernardo realizou, por meio da Secretaria de Saúde, uma ação de conscientização na Praça Lauro Gomes, no Centro da cidade. Cerca de 200 pessoas participaram do evento que ofereceu técnicas de terapias alternativas e testes rápidos de sífilis.

No local, foram realizadas danças circulares, apresentações de coral e musicoterapia, aulas de yoga e relaxamento, auriculoterapia, entre outros. O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, classificou a ação como mais uma oportunidade para conscientizar à população.

“Constantemente estamos realizando ações para demonstrar a importância de cuidar da saúde. O diagnóstico precoce é sempre a melhor maneira de cuidar das doenças e chegar a cura. Além disso, este evento tem um outro diferencial. Proporcionamos a pratica de exercícios ao ar livre, na Praça Lauro Gomes, coisa que anteriormente era impossível”, salientou o prefeito.

O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, também esteve na praça, acompanhado do Diretor do Departamento de Atenção Básica, Dr. Rodolfo Strufaldi. O Chefe da pasta de saúde explicou que as práticas de terapias alternativas são utilizadas em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio do programa “De Bem com a Vida”.

“São Bernardo possui 12 práticas de terapias alternativas em funcionamento nas UBS. Essa técnica, além de causar sensação de bem-estar e diminuição da dor, ela ajuda a diminuir índices de ansiedade, depressão e o consumo de medicações. Precisamos olhar a saúde como um todo, ressaltando a importância de cuidar da mente e do corpo”, esclareceu Reple.

Recepção – A dona de casa, Maria Odete, de 71 anos, fez questão de ir até a praça e participar do evento. Ela explicou que frequenta o “De Bem com a Vida” quatro vezes por semana na UBS Vila March e o programa tem a ajudado a se curar de uma depressão. Logo que cheguei aqui na praça, vim para a fila de auricoloterapia. Eu aproveito todas as oportunidades que tenho para distrair a minha cabeça. Sofro de depressão e diabetes e não posso ficar em casa só pensando nisso.  E hoje, participar dessa ação está me fazendo muito bem”, disse dona Maria.

Outra aposentada que também aprovou a ação foi Juscelina Lima de Oliveira, de 64 anos. Ela foi uma das primeiras pessoas a chegar praça e participou de quase todas as oficinas. “Hoje eu já cantei, dancei e me alonguei. Estou muito feliz. É muito bom ver ações como essa para incentivar as pessoas a cuidarem da saúde. A minha, graças a Deus está e dia, mas precisamos nos cuidar sempre”, comemorou Juscelina.

O Programa – O “De Bem com a Vida” é desenvolvido por meio das Equipes de Saúde da Família e do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família). As unidades selecionam as atividades, de acordo com a especialidade do profissional e oferece aos pacientes. Essas práticas são desenvolvidas em todas as 34 UBS (Unidade Básica de Saúde), com dias e horários selecionados. Para participar, basta ir até a UBS e preencher um formulário de inscrição.

Compartilhar:
1
Crédito:Ricardo Cassin/PMSBC
1
Crédito:Ricardo Cassin/PMSBC

  • Data: 06/04/2018 01:04
  • Alterado: 06/04/2018 01:04
  • Redação
  • PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados