Data: 06/01/2016 15:53 / Autor: Redação / Fonte: S2Publicom

São Bernardo do Campo recebe prêmio internacional nos EUA

O aplicativo VcSBC, que promove a inclusão social dos cidadãos, permitindo que auxiliem agentes públicos a fiscalizar 114 serviços, ganhou prêmio com cerimônia em Washington D.C., EUA.


Luiz Marinho no lançamento do VcSBC em 15/06/2015
Luiz Marinho no lançamento do VcSBC em 15/06/2015

Crédito: Nilson Sandre

O aplicativo VcSBC, lançado em junho de 2015 em São Bernardo do Campo e que permite à população monitorar e solicitar serviços de zeladoria urbana para o município, conquistou o Governarte 2015: Prêmio Eduardo Campos, na categoria “Cidades e Big Data”. A premiação é concedida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e busca prestigiar as melhores e mais inovadoras práticas de gestão pública elaboradas por governos municipais relacionadas a big data e registro de pessoas. Ao todo, concorreram 95 iniciativas de cidades de toda a América Latina e Caribe.

O VcSBC faz parte do sistema ZUP (Zeladoria Urbana Participativa), plataforma criada pelo Instituto TIM com o objetivo de auxiliar na gestão pública de municípios. A ferramenta promove a inclusão social dos cidadãos, permitindo que auxiliem agentes público a reunir informações, planejar, executar e fiscalizar 114 serviços como limpeza de bueiros, coleta de entulho e poda de árvores.

A cerimônia de premiação será realizada no início de 2016, em Whashington D.C., Estados Unidos.

SOBRE O INSTITUTO TIM
Fundado em 2013, o Instituto TIM tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Possui quatro pilares que definem sua atuação: Ensino, que tem como foco a educação em ciências e matemática; Aplicações, com o objetivo de desenvolver novas soluções tecnológicas; Inclusão, com a difusão do conhecimento de tecnologias de informação e de comunicação; e Trabalho, criando novas formas de atuação por meio do conhecimento tecnológico. Todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto TIM são livres. Os projetos do Instituto TIM já envolveram mais de 300 mil pessoas em todo o país.

Comente aqui