Data: 23/07/2018 13:07 / Autor: Redação / Fonte: Adriana Franco

Projeto Social realiza sonho de deficientes físicos

Adote um Cidadão promove passeios inclusivos como: Moto Eficiente, Pizza Eficiente, Surf Eficiente, Velas Eficientes, todos com o propósito de promover experiências inesquecíveis


salto da Jiuvanete Rocha, deficiente visual
salto da Jiuvanete Rocha, deficiente visual

Crédito: divulgação

“Respeito a liberdade e a individualidade de todos os cidadãos; promovendo o intercâmbio fraternal e despertando nas pessoas a corresponsabilidade pelo bem universal.” Esses são os valores do Projeto Adote um Cidadão, fundado em 1999 pelo empreendedor social Antônio Veiga que se fundamentou na filosofia TXAI, termo indígena cuja tradução mais próxima seria “mais que companheiro, a outra metade de mim.”

E é com base nesses valores que, além de promover a inclusão social de deficientes físicos, o Adote um Cidadão promove passeios inclusivos como: Moto Eficiente, Pizza Eficiente, Surf Eficiente, Velas Eficientes, todos com o propósito de promover experiências inesquecíveis aos deficientes físicos e a interação entre eles e pessoas sem deficiência. “Acredito no poder de transformação que essas experiências promovem, não só na vida dos cidadãos dEficientes, como prefiro chamá-los, mas também na vida daqueles que não possuem nenhum tipo de deficiência e que têm a chance de desenvolver a empatia, o amor ao próximo, o respeito. É uma forma de deixarmos de ser a sociedade do TER, mas nos transformarmos na sociedade do SER, deixarmos de reclamar do que não temos para buscar o que realmente acreditamos.”, explicou Antonio Veiga.

O projeto Salto Eficiente nasceu a partir da Jiuvanete Rocha, deficiente visual, que tinha o sonho de sentir a sensação de liberdade de um salto de paraquedas. Em maio deste ano o sonho foi realizado. Como companheiros ela teve o professor de inclusão digital do Adote um Cidadão, Roque Fermino e o advogado Vanildo, ambos também deficientes visuais. Os três então decidiram que os demais companheiros do projeto não podiam ficar fora dessa experiência. Foi então realizada uma vaquinha online para arrecadar o valor necessário para o salto de 10 dEficientes. Com o valor em mãos o salto já tem data marcada, será no dia 26 de julho, no Centro Nacional de Paraquedismo de Boituva.

Sobre o Projeto Adote um Cidadão

Em 2018 o Projeto Adote um Cidadão comemora 19 anos de vida. Ele nasceu da preocupação do empreendedor social Antonio Veiga com a dificuldade de capacitação profissional e inclusão digital dos dEficientes. Desde então o projeto já atendeu mais de 4000 cidadãos, muitos deles já estão cursando ou concluíram a faculdade e conseguiram uma colocação no mercado de trabalho.

Além de oferecer cursos de capacitação profissional para deficientes físicos, o projeto também oferece os cursos para jovens de famílias de baixa renda, da cidade de São Bernardo do Campo.

Serviços

Um Salto para a Vida

Data: Quinta-Feira /26 de julho

Horário: a partir das 10h

Local: Centro Nacional de Paraquedismo

End: Rodovia Presidente Castelo Branco - Boituva

salto da Jiuvanete Rocha, deficiente visual
salto da Jiuvanete Rocha, deficiente visual

Crédito: divulgação

Comente aqui