São Bernardo Teatro

Núcleo de teatro da Fundação Criança estreia espetáculo “Os Saltimbancos”

Apresentação será dia 31 para funcionários da instituição e, em agosto, para alunos da rede municipal

  • Data: 30/07/2015 18:07
  • Alterado: 16/08/2023 17:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSBC
Núcleo de teatro da Fundação Criança estreia espetáculo “Os Saltimbancos”

Núcleo de teatro da Fundação Criança

Crédito:Nilson Sandre

Após três meses de ensaios, alunos do núcleo de teatro Contando História, da Fundação Criança, estreiam sexta-feira (31) a peça “Os Saltimbancos”. O espetáculo é inspirado em musical homônimo que fez sucesso nos anos 1970 – com canções de Chico Buarque – e também no conto “Os Músicos de Bremen”. Este último é uma alegoria política, na qual o burro representaria os trabalhadores do campo; a galinha, a classe operária; o cachorro, os militares; e a gata, os artistas. A apresentação será às 15 horas, no teatro da própria instituição (Rua Francisco Visenteiner, 800, Bairro Assunção).

Em “Os Músicos de Bremen”, os quatro animais querem ir para a cidade de Bremen, espécie de refúgio para os oprimidos de toda a Alemanha. Lá se tornariam músicos, mudariam seus destinos e buscariam um novo sentido para a vida.

No período de ensaios, o grupo da Fundação Criança também teve aulas de canto.

De 5 a 15 de agosto, a peça será exibida a alunos na rede municipal de ensino em um “caminhão palco” do projeto Garoto Cidadão Circula Brasil, da Fundação CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), que circula o país acolhendo manifestações artísticas que sejam referências nas cidades por onde passa. O objetivo é colaborar com a formação continuada dos educandos.

O projeto consiste em um caminhão especialmente adaptado para apresentações culturais gratuitas em locais públicos. O veículo é um meio de levar cultura a lugares de difícil acesso. O espetáculo conta com apoio do Banco Scania.

Todos os integrantes do núcleo de teatro – jovens e adolescentes com idades entre 15 e 18 anos – estão inseridos nos programas sociais da Fundação e já possuem certa experiência nos tablados. No primeiro semestre deste ano encenaram a peça “Vasilisa, a Bela e a Megera Baba Yaga”, versão russa do conto infantil Cinderela. No ano passado, o grupo levou para os palcos a peça “Sherazade Conta Aladdin”.

Contando História – O núcleo de teatro é uma das ações do programa Contando História, que tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária por meio de atividades que estimulam a convivência social e buscam abordar questões relevantes sobre a juventude, contribuindo na construção de novos conhecimentos.

A iniciativa oferece vivências teóricas e práticas em ações de cidadania por meio da arte e da cultura, atendendo também a missão de promover, defender e garantir os direitos humanos de crianças e adolescentes.

Confira abaixo a programação.

De 5 a 12 de agosto, às 10h e às 14h30, as apresentações no caminhão palco serão apenas para alunos da rede municipal de ensino, na sede da Fundação Criança (Rua Francisco Visenteiner, 800, Bairro Assunção);

Dia 13: Apresentação para o público (10h e 14h30) na Praça João Bassani (Avenida Araguaia, Riacho Grande);

Dia 15: Apresentação para o público (das 9h às 16h) em frente ao Centro Educacional Unificado Celso Daniel (Estrada Particular Eiji Kikuti, Bairro Cooperativa). 

Compartilhar:

  • Data: 30/07/2015 06:07
  • Alterado: 16/08/2023 05:08
  • Redação
  • PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados