Data: 15/06/2015 15:38 / Autor: Niceia de Freitas / Fonte: PMSBC

Luiz Marinho lança VcSBC

Moradores poderão requisitar e fiscalizar a realização de diversos serviços, como varrição, poda de árvores e reparos de buracos na rua pelo aplicativo para celular


Aplicativo agiliza a oferta de diversos serviços públicos
Aplicativo agiliza a oferta de diversos serviços públicos

Crédito: Nilson Sandre

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, lançou o VcSBC, aplicativo para smartphones e tablets criado a partir do sistema ZUP (Zeladoria Urbana Participativa). O software livre permite que os moradores solicitem serviços públicos pelo celular. A novidade, desenvolvida em parceria com o Instituto TIM, foi apresentada nesta segunda-feira (15) na sede da Prefeitura, no Paço Municipal. O presidente do Instituto, Manoel Horácio, esteve presente, assim como vereadores e secretários municipais.

Iniciativa pioneira, o aplicativo agiliza a oferta de serviços públicos como varrição, coleta de lixo, poda de árvores, manutenção de áreas verdes, reparos de buracos na rua, entre outros, além de fortalecer a comunicação com a sociedade.

Os moradores podem enviar fotos e relatar os problemas detectados na cidade. Basta se cadastrar, escolher o tipo de serviço, indicar a localização geográfica da ocorrência e postar uma foto. A partir daí é gerado um protocolo e o morador é informado do andamento de sua solicitação. É possível requisitar mais de 100 serviços da Prefeitura.

Marinho destacou que o aplicativo é um desafio para todas as secretarias envolvidas, uma vez que a demanda de trabalho poderá aumentar. “Além de mais um passo no processo de modernização administrativa, é uma oportunidade de melhorar os serviços, de estar perto do cidadão, que poderá acompanhar e fiscalizar o que estamos fazendo”, disse.

Além de acompanhar o status de sua reclamação, o aplicativo permite que o usuário tenha informações sobre as demandas de outros moradores. O sistema não identifica os solicitantes. “O VcSBC informa se o serviço foi realizado. O usuário, inclusive, recebe um retorno por e-mail de forma mais detalhada”, explicou o secretário de Administração e Modernização Administrativa, Augusto Pereira.

O aplicativo pode ser acessado no site da Prefeitura, www.saobernardo.sp.gov.br, ou com a instalação do sistema, gratuitamente, em smartphones e tablets que operem com sistemas Android e iOS.

O desenvolvimento do VcSBC, que começou há mais de um ano, teve início com a Secretaria de Serviços Urbanos. O objetivo era aproximar ainda mais o cidadão da Prefeitura. “O projeto é a cara de São Bernardo. Vai nos auxiliar no relacionamento com os cidadãos e, principalmente, no atendimento mais ágil das demandas”, disse o secretário da Pasta, Tarcísio Secoli.

Para o presidente do Instituto TIM, o objetivo do sistema é oferecer à gestão pública uma ferramenta eficiente. “Envolver o cidadão nesse processo é fundamental e as novas tecnologias podem ser aliadas para uma gestão mais participativa”, disse Manoel Horácio.

Com o VcSBC - Zeladoria Urbana Participativa a Administração pode gerir melhor os dados e informações referentes aos serviços de zeladoria da cidade, aumentando sua capacidade de planejamento, execução e monitoramento.

Inventário de árvores - O aplicativo também permitiu a criação de um inventário arborizado na cidade. Foram catalogadas, em 500 quilômetros lineares, mais de 20 mil árvores, mapeamento que identifica as espécies, problemas visíveis de saúde, entre outras características.  

Comente aqui