São Bernardo Cultura

Exposição “Cultura e Cor” na Pinacoteca de São Bernardo

Espaço também traz exposições dos artistas Gildásio Jardim, José Manuel, Dumas e Ricardo Amadasi

  • Data: 20/09/2017 14:09
  • Alterado: 16/08/2023 01:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSBC
Exposição “Cultura e Cor” na Pinacoteca de São Bernardo

Exposição “Cultura e Cor” incrementa programação da Pinacoteca de São Bernardo em setembro

Crédito:divulgação

A Pinacoteca de São Bernardo ganhou a partir desta terça-feira (19/09) uma nova atração para amantes das artes. Trata-se da exposição individual “Cultura e Cor”, da artista plástica Eliana Angélica. Socióloga com fortes conexões com o universo da arte, a artista mistura o arcaico e o contemporâneo, utilizando técnicas e materiais de ambos os universos. Na exibição, matizes de cores vibrantes falam de guerra, tradição e dos folguedos populares. A exposição acontece na Galeria Térreo, até 14 de outubro.

Além da nova atração, a Pinacoteca prossegue em setembro com sua programação composta por diversas opções para o público adulto. Até dia 30, continua em exposição individual, no Salão Principal, “Cores e Raízes de um Jardim do Jequitinhonha”, do artista Gildásio Jardim. Mestre da cultura popular, Gildásio criou uma técnica de pintura onde confecciona telas a partir de tecidos estampados muitos populares no Vale do Jequitinhonha, seu solo cultural e afetivo.

Na Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi, pode ser visitada até 17 de outubro, a exposição “Abstrações, Pensamentos, Ações”, que traz paisagens e abstrações criadas nas últimas três décadas pelo artista José Manuel. A mostra une colagem, aquarela, acrílica, giz de cera, guache e nanquim. No “Destaques do Acervo da Pinacoteca”, são enfatizadas três obras do paraense Dumas: Bandeira (1996), Garota Coca Cola (2007) e Tapume (2010), que misturam técnicas e materiais em sua composição. A exibição acontece no hall de entrada da Pinacoteca até o fim do mês.

No jardim de esculturas, o homenageado do mês é Ricardo Amadasi, formado em artes plásticas pela Escola Superior de Belas Artes de Buenos Aires, Argentina. O artista desenvolve obras engajadas com as grandes questões humanistas, expressando o universo frívolo, consumista e insensível da sociedade.

Teatro adulto – No dia 28, será exibida a peça “Sempre mulher” no auditório da Pinacoteca. O espetáculo traz o enfoque nas mulheres e nas opressões que sofrem em muitas culturas, assim como as situações enfrentadas no dia a dia, seus relacionamentos e comportamentos comuns a quase todas. Tudo contado com muito humor e ironia, com o Grupo Cênico Regina Pacis e texto e direção de Hilda Breda. O elenco conta com Agnes Piffer, Ana Maria Medici, Emeri Guglielmetti, Fatima Lucas, Giselle Lucas, Val Mataverni, Valdir Dellabarba.

Música – Na Pina Musical, realizada nesta quinta-feira (21), às 19h30, um dos mais prestigiados pianistas e tecladistas de jazz da atualidade, Renato Neto, acompanhado de Walter Sky e da cantora Laryelli, traz o brilho, virtuosismo e técnica que encantaram músicos como Célia Cruz, Tim Maia, Cristina Aguilera, Barão Vermelho, Justin Timberlake, Roberto Carlos, Stevie Wonder, ChakaKan, Kid Abelha, Elton John, Paul McCartney, Gilberto Gil, entre outros. Sem falar de Prince, com quem dividiu a capa da prestigiosa revista “Keyboard Magazine“.

Serviço:

Pinacoteca de São Bernardo – Rua Kara, 105, Jardim do Mar.

Telefone 4125-4056. Funcionamento de terça a sábado das 10 às 18h. Quinta até às 21h.

Toda programação pode ser conferida com a doação de um quilo de alimento não perecível para encaminhamento a entidades assistenciais pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS)

Compartilhar:

  • Data: 20/09/2017 02:09
  • Alterado: 16/08/2023 01:08
  • Redação
  • PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados