Data: 30/10/2013 17:52 / Autor: Cosmo Silva / Fonte: PMSBC

Emeb de São Bernardo é a grande vencedora do programa Reciclar é Show

Alunos de São Bernardo criaram instrumentos musicais a partir de materiais reciclados; mais de 100 escolas do Brasil disputavam o prêmio

Alunos criaram instrumentos musicais a partir de materiais reciclados
Alunos criaram instrumentos musicais a partir de materiais reciclados

Crédito: PMSBC

A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) professor Otílio de Oliveira, localizada no Rudge Ramos, em São Bernardo, é a grande vencedora do programa Reciclar é Show. A iniciativa, que envolveu mais de 100 escolas de todo o Brasil e foi patrocinada pela empresa Mondelez, responsável pela marca Tang no país, estimulou a musicalidade dos alunos e, ao mesmo tempo, trabalhou conceitos de educação ambiental, como a recic lagem. Em São Bernardo, 10 Emebs participaram do projeto e três foram finalistas.

Nas oficinas do Reciclar é Show, os 27 alunos da Otílio de Oliveira desenvolveram, durante cinco meses, vários instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. As crianças, orientadas por uma professora do 2º ano do ciclo II e por um monitor musical, confeccionaram instrumentos a partir de baldes, panelas, garrafas de plástico, tampinhas de garrafa e tubos de PVC. O resultado: tamborins, pandeiros, tambores, flautas, chocalhos e instrumentos novos, batizados de tamborafa e bexigofone.

Os alunos, então, foram incentivados a escrever letra de música e desenvolver ritmo e melodia. Na Emeb de São Bernardo, a turma da professora Roseli Acraine produziu um vídeo musical no jardim da própria escola e usaram na letra, além de temas relacionados à reciclagem do lixo, a Mata Atlântica, o Ribeirão dos Meninos e a história da própria cidade.

"O Reciclar é Show foi um grande desafio para todos nós. O projeto também contribuiu muito para a mudança de comportamento de todos os envolvidos, pois no nosso caso fizemos questão de envolver os pais. Hoje, o tema reciclagem faz parte do dia a dia dos nossos alunos", garantiu a professora Roseli.

Como prêmio, a unidade escolar receberá R$ 15 mil, que será revertido para a Emeb, em projetos que promovam a musicalidade dos alunos. O grupo que realizou o vídeo vencedor também irá participar de um grande evento de encerramento, realizando uma apresentação musical ao vivo sob a regência do maestro João Carlos Martins. Por ter sido a grande vencedora, a escola Otílio de Oliveira receberá, em 2014, o projeto musical do maestro e toda sua equipe, que ministrará aulas de formação musical para os alunos.

O estudante Gabriel César, de 10 anos, não esconde a surpresa com tudo o que foi possível conquistar reaproveitando materiais que normalmente são descartados pelas pessoas. "Eu não sabia que do lixo eu poderia fazer instrumento musicais. Além disso, ouvir o nosso próprio som foi muito legal", constatou.

RECICLAR É SHOW - As oficinas do programa Reciclar é Show tiveram início nas escolas da cidade em abril. Em São Bernardo, participaram as Emebs Kazue Fuzinaka (Rudge Ramos), Cassiano Faria (Vila Gonçalves), Ítalo Damiani (Taquacetuba), Neusa Macellaro Callado Moraes (Vila Euro), Mário Martins de Almeida (Jardim São Paulo), Júlio de Grammont (Planalto), Karolina Zofia Lewandowska (Jardim Esmeralda), Otílio de Oliveira (Rudge Ramos), Flamínio Araujo de Castro Rangel (Vila Marchi) e André Ferreira (Ferrazópolis).

Além de produzir os instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis e aprender a manuseá-los, as crianças que participam do projeto receberam noções básicas de regência, arranjo e leitura musical.

Curtir curtir seja o primeiro a curtir

+ Meio Ambiente

Não há comentários