São Bernardo Emprego

CTR de São Bernardo atrai 600 interessados na 5ª edição do “Dia D” de Inclusão

Evento, realizado na última sexta-feira (14/06), teve a parceria de 20 empresas, que disponibilizaram 380 vagas de empregos aos candidatos

  • Data: 17/06/2019 16:06
  • Alterado: 17/06/2019 16:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMSBC
CTR de São Bernardo atrai 600 interessados na 5ª edição do “Dia D” de Inclusão

Centro de Trabalho e Renda de São Bernardo atrai 600 interessados na 5ª edição do "Dia D" de Inclusão para pessoas com deficiência

Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC

Atualmente, contabiliza-se cerca de 8,9 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, entre os 18 e 64 anos, de acordo com os dados do IBGE (2010). Entre os anos de 2011 e 2017, o volume de contratações desses trabalhadores aumentou de 325.291 para 441.339, representando um aumento de 36%, uma evolução também comprovada pelos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que apontam para mais de 442 mil pessoas contratadas dentro desse perfil para os mais diferentes segmentos de atividade no País.

Em sintonia com esse cenário, a Prefeitura de São Bernardo se engajou para organizar a 5ª edição do Dia D de Inclusão e, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, trouxe para o CTR 20 companhias parceiras, com objetivo de ampliar oportunidades às pessoas com deficiência (PCD), estreitando a comunicação nesse nicho e tornando mais prático o processo seletivo desses profissionais. A ação, que ocorreu na última sexta-feira (14/06), recebeu aproximadamente 600 visitantes, atingindo a marca de mais de 500 PCDs atendidos para a seleção nas próximas semanas.

“São Bernardo avança como uma cidade do Trabalho, empreendedorismo e do fomento aos negócios, por isso estamos atentos para todo o processo que envolve a geração de novas vagas, além de respeitar a diversidade e o acesso cada vez maior para todos ao mercado de trabalho. Além do Dia D, importante reforçar o empenho constante do CTR e das empresas parceiras desse projeto de Trabalho e renda com vagas disponíveis em diferentes empresas aqui em São Bernardo e por toda essa região. A ação de hoje é uma oportunidade ímpar para somarmos esforços e, sobretudo, estreitar o contato com essa força de trabalho crescente e, ainda, contribuir a adequação das empresas à cota de vagas, prevista na Lei que resguarda o direito ao emprego aos PCDs”, citou Hiroyuki Minami, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de São Bernardo.

PROXIMIDADE – A 5ª edição do Dia D trouxe ao CTR companhias como Atento, Breda, Conduta RH, Boticário, Coop, O Boticário, Bombril, Intermédica Notredame, entre outras. Para Cristiane Rovath, gestora de RH da Atento, a iniciativa é um grande facilitador aos parceiros. “Participamos de todas as atividades do Centro de Trabalho e Renda e movimentos como esse não só beneficia os selecionados, como também agiliza nosso processo de busca e retenção de novos talentos. Mais que estarmos dentro da Lei aos PCDs, sabemos que ter a presença desses profissionais na equipe é uma experiência valorosa para todos os colaboradores. Não é uma tarefa fácil, mas os resultados são compensadores”, afirmou a executiva.

REPERCUSSÃO – Desempregada há um ano, a moradora de São Bernardo Ana Rodrigues de Araújo Silva (50) participou da iniciativa e já ingressou na seleção da Conduta RH. “Não é a primeira vez que recorro ao CTR e, desta vez, achei muito bacana concentrarem a atenção para nós, que temos deficiência, mas que podemos conquistar uma vaga e superar as expectativas”, reforçou a candidata que afirmou ainda ser desafiador atender os requisitos das empresas, mas que com esforço é possível se capacitar e atingir novas metas.

“Essa é a primeira vez que visito o Centro de Trabalho e Renda e estou surpreso pela organização e cuidado de toda equipe em nos apoiar e ainda por tornar mais prática e mais eficiente esse processo de busca, seleção e a tão sonhada efetivação em uma vaga. Aumenta muito nossas chances e torna todo o procedimento mais rápido”, citou Leandro Cruz (33), profissional que está há 10 meses tentando uma recolocação como auxiliar de produção. A maioria das vagas disponibilizadas durante a 5ª edição do Dia D estiveram voltadas aos setores de produção e administração das empresas, mas a procura foi alta durante toda a ação, ultrapassando os 500 visitantes PCDs.      

INCENTIVO – Desde 1991, de acordo com a Lei nº 8.213/91, as empresas com 100 funcionários ou mais devem incluir de 2% a 5% dos cargos às pessoas portadoras de deficiências. Entre 200 a 500 empregados, a proporção é de 3% das vagas. Para as companhias com mais de 500 até 1.000 funcionários, 4% e acima disso, 5% dos cargos disponíveis.

O Centro de Trabalho e Renda (CTR) fica na Rua Marechal Deodoro, nº 2.316, Centro. Atende de segunda à sexta-feira, das 8 às 15 horas. O CTR é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET) e concentra serviços gratuitos de intermediação de vagas de emprego, de habilitação de seguro-desemprego e emite carteira de trabalho. Mais informações pelo telefone (11) 2630-7618 ou no link: https://www.saobernardo.sp.gov.br/ctr-central-de-trabalho-e-renda

SERVIÇO:

CTR – Centro de Trabalho e Renda

Tel.: (11) 2630-7618

End.: Rua Marechal Deodoro, nº  2.316 – Centro – São Bernardo do Campo – SP

Site:  https://www.saobernardo.sp.gov.br/ctr-central-de-trabalho-e-renda

Compartilhar:
1
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
1
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC
1
Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC Centro de Trabalho e Renda de São Bernardo atrai 600 interessados na 5ª edição do "Dia D" de Inclusão para pessoas com deficiência










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados