Data: 19/11/2017 09:17 / Autor: Kati Dias / Fonte: PMSBC

Badminton estreia nos Jogos Abertos com São Bernardo campeão

Cidade também conquistou bons resultados na ginástica artística masculina e feminina, levando o troféu nas disputas por equipes, no individual geral e por aparelhos


O badminton fez em 2017 sua estreia como modalidade oficial dos Jogos Abertos do Interior. E na sua primeira participação como esporte que conta pontos para a classificação geral, São Bernardo do Campo tornou-se campeã da 1ª divisão masculina até 21 anos, na tarde deste sábado (17), no Centro de Treinamento de Badminton, no Rudge Ramos, inaugurado recentemente pela gestão do prefeito Orlando Morando. O pódio foi completado por Mogi das Cruzes (2º) e Mococa (3º). São Bernardo ainda tem grandes chances de conquistar o ponto mais alto do pódio na disputa da 1ª divisão livre feminina, que será neste domingo (18).

Um dos destaques da equipe foi o atleta Vinícius Gori, de 19 anos, ao vencer todas as partidas que disputou na competição, na categoria simples e em duplas. Apesar da pouca idade, Vinícius é um veterano de Jogos Abertos. O atleta fez sua estreia há 10 anos, na edição de Praia Grande, em 2007, ao lado da mãe, Cristiane Gori.

O badminton faz parte da vida do atleta desde a infância. O grande incentivador foi o pai, Manoel Gori, atleta e atual presidente da Federação Paulista de Badminton e técnico da equipe que representou o Brasil na Surdolimpíadas, na Turquia, em julho. Além do pai e da mãe, outros familiares de Vinícius participam de competições oficiais como a irmã Manoela, que defenderá São Bernardo na categoria feminina no domingo, ao lado de Luciana Mendonça, Vera Guedes e Bruna Vasconcelos.

 “Os Jogos Abertos são uma grande vitrine para os atletas mostrarem o seu talento. Não é sempre que é possível participar de competições oficiais e, nos Abertos, temos a chance de entrar em ação e, além disso, conhecer outros adversários”, afirmou Gori, que representará a Seleção Brasileira no Sul-Americano de Badminton, de 5 a 14 de dezembro, no Rio de Janeiro. A equipe campeã da 1ª divisão masculina até 21 anos ainda conta com os atletas Gabriel Morales, Daniel Ramos e Nickolas Pavosky.

GINÁSTICA ARTÍSTICA
São Bernardo também brilhou na ginástica artística, no segundo dia de competições realizado no Centro de Ginástica Marcel Francisco dos Santos, dentro da Arena Caixa, na Vila do Tanque. Na 1ª divisão feminina até 14 anos, a equipe conquistou o título da competição com 197.050, enquanto na 1ª divisão livre masculina ficou em segundo, com 283.250, atrás de São Caetano, com 306.050. Nesta competição, são somados os resultados de todos os integrantes das equipes.

São Bernardo se destacou na disputa do individual geral, Caio Souza, atual bicampeão brasileiro na categoria, ficou em primeiro, com 80.350, seguido de Murilo Pontedura, de São Caetano, com 75.750, e de Ygor Reis, também de São Bernardo, com 74.100. No feminino, a cidade dominou o pódio com Luisa Maia (1º, com 50.325), Ana Luiza dos Santos (2º, com 49.650) e Samya Fermiano (3º, com 48.950).

Nesta disputa são somadas as notas de um atleta em todos os aparelhos. No caso do masculino, somam-se as pontuações conquistadas no solo, barra fixa, argolas, cavalo com alças, salto e paralelas. No feminino, se leva em conta as notas no solo, paralelas, trave e salto.

Na competição por aparelhos, Caio Souza, de São Bernardo, também foi o destaque. O atleta conquistou o ouro nas paralelas com 13.550, seguido de Murilo Pontedura, de São Caetano, (2º, com 12.800) e Diego Hypólito, também de São Bernardo, (3º, com 12.100).

Souza também foi primeiro na barra fixa, com 13.800. Lucas Bitencourt (2º, com 13.400) e Henrique Medina (3º, com 13.150), completaram o pódio. O medalhista olímpico Arthur Zanetti, de São Caetano, foi ouro no salto com 13.850, seguido de Caio Souza (2º, com 13.600) e de Diego Hypólito (3º, com 13.425).

As meninas de São Bernardo também fizeram bonito na disputa por aparelhos. Na trave, Samya Fermiano, ficou em primeiro, com 12.400. Giulia Pucharelli, de Osasco, e Luisa Maia, de São Bernardo, ficaram empatadas em segundo, com 12.000. Ana Luiza dos Santos completou o pódio com 11.950. No solo, Ana Luiza dos Santos, de São Bernardo, foi a campeã, com 12.300, seguida por Luiza Maia (2º, 12.200) e Giulia Pucharelli (3º, 11.650).

A 81ª edição dos Jogos Abertos do Interior conta com um novo modelo de sede compartilhada, adotado de forma pioneira no Grande ABC, por meio de parceria entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude. O evento vai até o dia 26, com as 32 modalidades disputadas em cinco cidades (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires). 

Vinicius Gori, destaque no Badminton
Vinicius Gori, destaque no Badminton

Crédito: Omar Matsumoto

Comente aqui