Data: 16/05/2018 11:15 / Autor: Redação / Fonte: PMSBC

Ação conscientiza sobre a importância de lavar as mãos em São Bernardo

Ato foi coordenado pelo Serviço de Controle Hospitalar e pela pediatria do Hospital Pronto Socorro Central; 32 crianças participaram da ação


uma ação para ensinar as crianças sobre a importância de lavar as mãos
uma ação para ensinar as crianças sobre a importância de lavar as mãos

Crédito: Omar Matsumoto/PMSBC

Na busca por conscientizar e interagir com os pacientes internados, o Hospital Pronto Socorro Central (HPSC) realizou, pela primeira vez, uma ação para ensinar as crianças sobre a importância de lavar as mãos.

Entre bexigas, personagens animados, máscaras e muita diversão, os enfermeiros, especialistas do Serviço de Controle Hospitalar e os profissionais da equipe multiprofissional do complexo hospitalar, criaram o “Time da Higienização das Mãos”, cujo objetivo foi interagir com as 32 crianças, que estão internadas no equipamento de saúde. Na ação, o conteúdo completo e explicativo sobre quais são os tipos de bactérias que podem existir nas mãos e a melhor forma de evitá-las.

Além de conscientizar às crianças, o diretor do HPSC, Carlos Antônio Fadel, explicou que essa também é uma maneira de interagir com os pacientes, tornando o tratamento mais humanizado.

“O hospital vem criando ações para tornar a estadia dessas crianças, durante o período em que estão internadas, mais leve e menos traumática. Hoje, além de divertir esses pacientes, também tratamos de um assunto importante e que pode prevenir a propagação de algumas doenças, com o simples ato de larvar as mãos”, disse Fadel.

Aceitação – Internado há 1 dia, em decorrência de virose, o pequeno Bernardo, 3 anos, estava impaciente e chorando no quarto do hospital. Mas, assim que ficou sabendo do “Time de Higienização” e da presença do personagem do “Incrível Hulk” fez questão de participar da ação.

Bernardo ouviu a aula com atenção, aprendeu a lavar as mãos, tirou fotos, ganhou bexiga, um livro para colorir e voltou para o quarto onde está internado sorrindo. Já a mãe, a dona de casa Débora Santos de Silva, agradeceu a toda a equipe e ainda enfatizou a importância desse trabalho.“Essa é uma importante interação do hospital com as crianças. Hoje, além de aprender sobre como é essencial manter as mãos limpas, meu filho ficou feliz. Essas ações, espantam o clima pesado de hospital e ainda divertem as crianças”, comentou Débora.

Ação continuada – Além das crianças, os funcionários do Pronto Socorro também foram submetidos a um treinamento, durante esta terça-feira (15/05), para higienizar as mãos. A ação também foi ministrada pelo Serviço de Controle Hospitalar.

Crédito: Omar Matsumoto/PMSBC

Comente aqui