Data: 11/04/2018 17:20 / Autor: Kati Dias / Fonte: PMSBC

2ª Virada Cultural celebra 60 anos da Biblioteca Monteiro Lobato

Prefeitura de São Bernardo promove diversificadas ações culturais e destaca valorização de sua história; agenda está programada para sábado


Crédito: Gabriel Inamine/PMSBC

A Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Dr. Flaquer, 26, Centro) completa 60 anos neste sábado (14/04) com a segunda edição da Virada Cultural, com início às 16h. Com o tema “Biblioteca de todo mundo”, que privilegia a união entre os povos, serão 24 horas de muita celebração com apresentações musicais, saraus, exibição de filmes, café da manhã temático, danças típicas e mesa redonda. Tudo termina às 16h do domingo (15/05).

 “Conhecer nossa história é fundamental para compreendermos o presente e abraçarmos nosso futuro. A trajetória da Biblioteca Monteiro Lobato se mistura com uma parte importante da história de São Bernardo, quando a cidade se tornou palco do desenvolvimento econômico com a inauguração da Via Anchieta e a vinda das grandes montadoras e empresas do setor moveleiro. E para acompanhar essa nova realidade, era preciso a ampliação das oportunidades de acesso à cultura para a população”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Fundada em 1958, a Biblioteca Monteiro Lobato começou sua trajetória em uma salinha que, em seu primeiro ano, recebeu cerca de 5.800 usuários. Mas os primeiros movimentos começaram em 1946 pela iniciativa da professora, artista e escritora Odette Tavares Bellinghausen. Por meio da Associação Feminina Beneficente Bartira, da qual era presidente, ela passou a promover campanhas para a arrecadação de livros para a formação de uma biblioteca. Seis anos mais tarde, foi sancionado pelo então prefeito Lauro Gomes de Almeida (1952-1955) o projeto de lei que criava a biblioteca pública em São Bernardo.

A primeira unidade deu início a uma Rede de Bibliotecas Públicas da cidade, que hoje administra seis bibliotecas, uma biblioteca de arte, uma gibiteca e um espaço troca-livros. Há ainda duas salas de leitura (no Parque São Bernardo e no Jardim Silvina), uma Midiateca no Centro de Audiovisual (CAV), além de contar com dois Espaços Braille (na própria Monteiro Lobato e na Biblioteca Malba Tahan, no Rudge Ramos). A frequência anual da rede é de cerca 344 mil usuários e conta com acervo total de 223.852 publicações. Só a Biblioteca Monteiro Lobato possui mais de 50 mil publicações. 

O secretário de Cultura, Adalberto Guazzelli, fez questão de destacar a importância do espaço. Não apenas na história da cidade, mas na sua vida. “A Biblioteca Monteiro Lobato nasceu da movimentação dos moradores da cidade. Fez parte da infância de muita gente, inclusive da minha, numa época em que não existia internet e que a biblioteca era uma das únicas fontes de acesso à informação e pesquisa”, disse.

Recentemente a Biblioteca Monteiro Lobato passou por obras de ampliação e modernização executadas pela Fundação Toyota. O espaço ganhou um auditório onde há uma importante programação cultural, com música, teatro, cinema, saraus, exposições, indo muito além do livro. Também foi implantado Wi-Fi gratuito e horário diferenciado, funcionando inclusive aos domingos, de forma a garantir o acesso da população.

PROGRAMAÇÃO
2ª Virada Cultural na Biblioteca Monteiro Lobato
14 e 15 de abril - das 16h às 16h

PROGRAMAÇÃO DIA 14/4
•          15h – Apresentação da Banda Carlos Gomes (externo)
•          15h30 – Lembranças da Vila com o grupo Regina Paces
•          16h15 – Mesa com convidados que marcaram a história das bibliotecas em São Bernardo: Prefeito; Secretário de Cultura; Divanir Bellinghausen (filha da D. Odete Bellinghausen fundadora da Biblioteca Monteiro Lobato); Mirian Leça (bibliotecária e uma das responsáveis pela constituição da Rede de Bibliotecas Públicas. Recebeu o título de Embaixadora das Bibliotecas de SBC)
•          17h - Coquetel comemorativo
•          18h30 – Conversa sobre literatura fantástica Raphael Draccon e Carolina Munhoz
•          19h – Apresentação musical Kiendaiko, grupo de Taiko
•          21h – Forró com Bernardete
•          22h30 Douglas MCT e literatura Dark Fantasy
•          23h – Filmes (italianos, japoneses, africanos, árabes, indígenas)
•          Jogos de RPG e Tabuleiro com mestre Bruno Ibarra (Horário a Confirmar)
•          Oficina de Microconto; Exposição de HQ e Desenhos;

PROGRAMAÇÃO DIA 15/4
•          6h – Café multicultural - comidas de todos os povos
•          7h30 -  Lian Gong – Prof Adilson
•          8h30 –  Apresentações de artes dos povos (artesanato e outras manifestações culturais)
•          10h30 - Brincadeiras e Histórias infantis dos povos com Matheus Nogueira
•          12h – Corais (Municipal, Italiano – Bicchieri D' Oro)
•          14h - Danças típicas (Roda de Capoeira e dança Puxada de Rede - do mestre Pulga, Dança do Dragão Chinês e Dança do Canto

Sagrado da terra com índios Fulni-ô-da Vila São Pedro, Tarantela, Dança típica Japonesa)
•          15h – Encerramento com Sarau multicultural leitura de textos literários na língua original e músicas típicas interpretadas por Manuel Filho

Oficinas e atividades paralelas: Origami; Mangás; Oficina de Micro conto; RPG e jogos de tabuleiro; Abayomi; Oficina de turbante; Tranças afro; Bonecas negras; Arte do nordeste; Escrita árabe; Exposição da Cultura Islâmica; Exposição “Digital” 60 anos.

SERVIÇO:
Biblioteca Monteiro Lobato
Rua Dr. Flaquer, 26 – Centro
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 09h00 às 21h00 / Sáb e dom 10h às 16h.

Comente aqui