Diadema Artes Plástica

Acontece exposição “Diadema – 50 x Quadrinhos!”

Exposição no MAP de Diadema homenageia quadrinho nacional e mostra ilustrações realizadas em oficinas de HQ

  • Data: 14/01/2014 17:01
  • Alterado: 14/01/2014 17:01
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD
Acontece exposição “Diadema – 50 x Quadrinhos!”

Crédito:

O Museu de Arte Popular (MAP) abre nesta quinta-feira (16), às 19h, a exposição “Diadema – 50 x Quadrinhos!” que reunirá trabalhos de artistas conhecidos do quadrinho nacional e ex-alunos das oficinas de HQ e Desenho de Humor realizadas pela Secretaria de Cultura do município. A mostra vai até o dia 31 de janeiro e as visitações acontecerão de terça a sábado com entrada gratuita.

“Diadema – 50 x Quadrinhos!” é também uma exposição comemorativa ao Dia do Quadrinho Nacional, lembrado no dia 30 de Janeiro. Neste evento será homenageado o primeiro quadrinista do Brasil, Ângelo Agostini. De origem italiana, desenhista por profissão, ele viveu na época do Império e em 1869 publicou no Jornal Vida Fluminense, do Rio de Janeiro, a história em quadrinhos “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”. Por esse fato foi considerado o primeiro cartunista do País.

Segundo o curador da exposição, Gau Ferreira, o evento contará com obras de mais de 50 artistas.  São trabalhos produzidos por 32 ex-alunos das oficinas de quadrinho de Diadema, oito de oficinas do SESC e de 13 cartunistas e ilustradores da região do ABCD e São Paulo.

Gau ressalta que a exposição visa regatar o contato com os ex-alunos e também fomentar a linguagem na região. “O ABC tem grandes artistas nessa área e é importante mostrar essa produção e incentivar outras pessoas a descobrir a arte da ilustração de do desenho”. Oficineiro em Diadema em HQ desde 1996 ele também terá trabalhos expostos no evento.

OFICINAS VIRTUAIS– Segundo o secretário de Cultura, Gilberto de Souza Moura, as oficinas de quadrinho em Diadema contribuem para a produção local e regional e muitos dos ex-alunos atuam no mercado. “Em 2013 tivemos mais de 60 frequentadores e nosso objetivo é sempre melhorar e criar outras capacitações nessa área”, afirma. Ele adianta que a sua secretaria estuda a viabilidade de criar a Oficina Virtual de Quadrinhos, oferecendo mais oportunidades para os participantes e conhecimento de novas linguagens na área.

LANÇAMENTOS E DOCUMENTÁRIO –  Além da exposição de ilustrações, cartuns e desenhos o “Diadema – 50 x Quadrinhos!” fará lançamentos de fanzines, rodas de bate papo com cartunistas conhecidos no cenário nacional e exibirá o documentário Malditos Cartunistas de Daniel Paiva e Daniel Garcia. O filme produzido em 2011 traça um panorama da produção de cartuns e HQs no Brasil e traz depoimentos bem-humorados dos cartunistas Laerte, Jaguar e Ziraldo, entre outros, sobre a arte de fazer ilustrações.

PROGRAMAÇÃO
Dia 16/01, a partir das 19h (na abertura) – Presenças dos expositores, artistas convidados e lançamentos de vários trabalhos. Entre eles o fanzine “Quadrinhos Inquietos”, vários autores e o álbum “São dos Mortos”, de Daniel Esteves. Discotecagem com Coletivo Azul Vinil.

Dia 18/01, a partir das 14h – apresentação do documentário “Malditos Cartunistas” e após bate papo informal com profissionais da área, entre eles Marcatti, um dos primeiros representantes do quadrinho underground no Brasil.

Dia 30/01, a partir das 19h – Homenagem ao Dia do Quadrinho Nacional. Bate papo com Gau Ferreira e Bira Dantas sobre a importância do Dia e a história de Ângelo Agostini, primeiro cartunista do país. Também haverá lançamentos de álbuns e fanzines.

SERVIÇO
Exposição “Diadema – 50 x Quadrinhos!”, de 16 a 31 de janeiro. Local: MAP/ Diadema – Rua Graciosa, 300, Centro. Tel. 4051-5408.  Abre de terça a sexta-feira, das 10h às 19h. Aos sábados das 13h às 18h. Entrada gratuita.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 14/01/2014 05:01
  • Alterado: 14/01/2014 05:01
  • Iara S. Luz
  • PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados