ABC Política

Oposição tem candidato à Presidente da UBES

Entre os dias 24 e 27 de Novembro deste ano, ocorrerá o 39° Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, entidade histórica do Movimento Estudantil Brasileiro, que teve sempre como marca de atuação a combatividade e a defesa dos interesses da juventude e do povo brasileiro. Hoje, porém, a direção majoritária da entidade, composta por […]

  • Data: 28/09/2011 11:09
  • Alterado: 28/09/2011 11:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Ares

Crédito:

Entre os dias 24 e 27 de Novembro deste ano, ocorrerá o 39° Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, entidade histórica do Movimento Estudantil Brasileiro, que teve sempre como marca de atuação a combatividade e a defesa dos interesses da juventude e do povo brasileiro.

Hoje, porém, a direção majoritária da entidade, composta por membros do PCdoB e sua juventude UJS, abandonou as bandeiras históricas da entidade para defender medidas do Governo Federal, independentes delas contribuírem ou não para a vida dos estudantes. Prova disso é o não posicionamento da entidade frente ao corte de verbas de R$ 3 bilhões
da educação em 2011, a defesa do PRONATEC, programa do Governo que desvia recursos para o sistema privado de educação profissional, a defesa dos leilões de poços de petróleo organizados pela ANP (Agência que é presidida por Aroldo Lima do PCdoB), etc.

O congresso é o fórum máximo da entidade e além de definir as posições e bandeiras de lutas a serem defendidas pela UBES, elege sua diretoria para os próximos dois anos.

A oposição (Chapa Rebele-se) tem fortalecido sua organização nos últimos anos, crescido sua presença na base do movimento, aumentando a quantidade de grêmios e entidades municipais e estaduais de estudantes secundaristas sob sua influência. Por outro lado, tem diminuído a presença da atual direção da entidade nas lutas e no dia a dia dos secundaristas brasileiros.

O candidato da oposição à Presidente da UBES é o estudante mineiro Gladson Reis, atual presidente da AMES-BH , Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande Belo Horizonte, militante da UJR, União da Juventude Rebelião e principal liderança das lutas que conquistaram em 2010 o meio-passe na única capital que até então não tinha nenhum benefício no transporte público para estudantes. Gladson foi presidente do grêmio da Escola Estadual Governador Milton Campos “O Estadual Central”, tradicional escola mineira, que formou muitas personalidades, como é o caso da atual presidente da república Dilma Roussef.

A candidatura de Gladson Reis conta com o apoio das principais entidades estudantis do país, como é o caso da AMES-BH, AERJ (Estadual do Rio de Janeiro), ARES-ABC (Regional do ABC paulista), UESPE (Estadual de Pernambuco), ARES (municipal de Recife), APES-PB (Estadual da Paraíba), APES-JP (Municipal João Pessoa), USEA (Estadual Alagoas), AMES-FSA (Municipal Feira de Santana BA), AMES (Municipal Teresina), UESB (Municipal Belém), UESP (Estadual Rio Grande do Norte), dentro de um total de 101 entidades de mais de 15 Estados.

Dia 07 de Outubro acontecerá na capital paulista o lançamento oficial da campanha, que contará com lideranças estudantis de todo o país, bem como apoiadores da candidatura no meio sindical, dos movimentos populares, etc.


Telefone do Gladson – 31 93964060
Telefone do Vinicius de Carvalho, Presidente da ARES-ABC – 84815325

Compartilhar:

  • Data: 28/09/2011 11:09
  • Alterado: 28/09/2011 11:09
  • Redação
  • Ares









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados