Toyota Prius é aprovado em Crash test Dekra
Crash Test da DEKRA aponta alto nível de segurança no Toyota Prius
- Data: 21/01/2013 20:01
- Alterado: 21/01/2013 20:01
- Autor: Redação
- Fonte: PRINTER PRESS
Gabriela foi uma das vencedoras do concurso Ações que Transformam
Crédito:
A
DEKRA – multinacional alemã líder em serviços para o mercado automotivo –
realizou um crash test com o novo modelo do Toyota Prius, veículo híbrido que
utiliza tecnologia que combina bateria e combustão. As simulações foram
realizadas no Centro de Testes da DEKRA na cidade de Neumünster, na Alemanha, e
os resultados dos testes demonstraram alto nível de segurança em casos de
acidentes com o veículo.
O
primeiro teste realizado simulou uma colisão frontal a 50 km/h. Um segundo, uma
colisão traseira a 49 km/h. Na avaliação dos resultados, Peter Rücker, líder do
Centro de Crash Test da DEKRA, explicou que tanto a bateria quanto a
comunicação elétrica estão dentro dos padrões de segurança exigidos para carros
híbridos, já que em poucos segundos após o impacto a corrente elétrica da
bateria é cortada e cai de 200V para 60V, conforme estipulam as normas.
“Além disso, a bateria deve estar bem
acondicionada e em local apropriado para que, em caso de colisão, não se
desloque. Também deve haver um espaço mínimo entre as peças do veículo e a
bateria. A terceira geração do Prius mais uma vez foi aprovada nestes
quesitos”, diz Rücker.
Desde
o projeto piloto até agora, o modelo também mostrou melhorias em outros
componentes importantes como nos cabos de alta tensão, que na nova versão não
apresentam mais o risco de deslocamento, danificando o cabo de comunicação
elétrica do veículo em caso de colisão.
Os crash tests realizados pela DEKRA seguiram
as rígidas exigências do mercado nipônico e foram aprovados pelas autoridades
japonesas responsáveis pelo tráfego nas rodovias. “A partir de agora, a DEKRA é
a única empresa alemã com autorização para certificar a segurança dos carros
japoneses. Isso permite, inclusive, que certifiquemos veículos europeus que
queiram entrar no Japão, o que torna o processo muito mais fácil e econômico
para as montadoras alemãs”, enfatiza Rücker. “Esse reconhecimento nos destaca
perante nossos concorrentes, pois nenhuma outra empresa alemã está autorizada a
prestar esse tipo de serviço”, conclui.