Teatro Municipal de Santo André

Você é o responsável deste local?
Teatro Municipal de Santo André
  • Praça IV Centenário
  • CEP: 09571-380
  • Centro - Santo André/ SP
  • Telefone (11) 4433-0789
  • Estacionamento
  • Público Alvo: Público em Geral
  • Capacidade: 475 pessoas
  • Horário: De segunda a sexta, das 9h às 18h

A cidade de Santo André surgiu em 1910, quando o município de São Bernardo passou a ser dividido em distritos, em razão do crescimento acelerado. Grande polo comercial e de serviços do ABC Paulista, Santo André tem uma economia consolidada e ocupa a 4ª posição no ranking das cidades paulistanas que mais geram empregos formais.

Além da forte economia, a cidade também se destaca pela riqueza em cultura. Um dos locais que mais promove espetáculos e outros eventos culturais é o Teatro Municipal. Com uma excelente infraestrutura, o local é espaço para apresentações dramatúrgicas de dança e de música erudita e popular. São três palcos que funcionam simultaneamente e uma capacidade para 475 pessoas.
O projeto arquitetônico do Teatro Municipal foi aprovado em 22 de maio de 1965. A assinatura do projeto é da empresa Rino Levy Arquitetos Associados e do paisagista Roberto Burle Marx. Naquele ano, o prefeito era Fioravante Zampol. A construção durou quatro anos, mas sua inauguração, adiada por duas vezes, só foi possível em 1971, quando os equipamentos da parte técnica, que foram importados, já estavam devidamente instalados.
A inauguração do teatro ocorreu com a estreia da peça “Guerra do Cansa Cavalo”. Escrito por Osman Lins, produzido pelo Grupo de Teatro da Cidade (GTC) e com direção de Celso Nunes, o espetáculo tem no elenco os atores Sônia Guedes, Claudio Correia e Castro e Antonio Petrin.
Desde então, o Teatro Municipal passou a receber as principais atrações teatrais e musicais do circuito nacional. O local conta com um ótimo sistema de som, que proporciona uma acústica perfeita. Outro ponto importante é o fosso para a orquestra, capaz de abrigar até 45 músicos. Construído em forma hexagonal, tem ainda ar condicionado, moderno equipamento de luz, maquinário para a movimentação automática do cenário e estacionamento próprio.
O Teatro Municipal de Santo André sempre recebe apresentações da Orquestra Sinfônica da cidade, do Coro municipal, da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e de muitas companhias teatrais, além de diversos grupos de balé clássico e de dança contemporânea. Boa parte desses eventos tem entrada franca e podem ser apreciados por públicos de todas as idades.
Confira os próximos eventos no Teatro Municipal de Santo André na agenda abaixo, garanta seu ingresso e divirta-se!
A grande inauguração foi com a estreia da peça "Guerra do Cansa Cavalo", de Osman Lins, uma produção do Grupo Teatro da Cidade (GTC), com atores como Sônia Guedes, Antonio Petrim, Cláudio Correia e Castro e direção de Celso Nunes.