Santo André Economia

Turismo de Santo André reforça trabalho de inventário de serviços

Decisão foi acertada durante encontro de avaliação da primeira atividade, realizado com parceria da Fatec

  • Data: 15/09/2014 13:09
  • Alterado: 15/09/2014 13:09
  • Autor: Marcos Imbrizi
  • Fonte: Secom PSA

https://abcdoabc.com.br/wp-content/uploads/2024/04/cropped-Criancas-e-riscos-a-importancia-do-desafio-no-jogo-00-15-04-24-7.jpeg

Crédito:

Nesta semana tem prosseguimento o trabalho de elaboração do Invitur – Inventário de Oferta Turística –  da cidade. A atividade, executada por equipe de alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – Fatec – terá o reforço de funcionários do Departamento de Turismo (DTur), nas visitas a estabelecimentos comerciais do município relacionados ao setor.

De acordo com Alaíse Eloy Pereira, diretora de Turismo de Santo André, a decisão foi tomada após avaliação das primeiras visitas realizadas pelos alunos, feita no dia 30 de agosto. O encontro, que contou com a participação de representantes do DTur e do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Fatec, concluiu que o primeiro dia de visitação ao comércio da Rua das Figueiras foi muito positivo. “Os empreendedores foram muito receptivos mas, para agilizar o trabalho, decidimos que os funcionários do nosso departamento também vão percorrer os estabelecimentos”, afirmou.

Ficou acertado ainda que os empresários do setor turístico da cidade interessados em participar do levantamento podem solicitar a visita de representantes do departamento pelo telefone 4433-0752 ou endereço eletrônico turismo@santoandre.sp.gov.br. Os alunos da Fatec farão novas visitas no dia 11 de outubro.

LEVANTAMENTO – A iniciativa tem como objetivo identificar e registrar os serviços turísticos para elaboração do Invitur (Inventário de Oferta Turística). A pesquisa levantará ainda os serviços prestados, os equipamentos e a infraestrutura de apoio ao turismo local. O levantamento visa formar uma base de dados para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística na cidade. O trabalho de levantamento e processamento das informações deve ser concluído em um ano.

Depois de concluída, a pesquisa será disponibilizada aos visitantes, planejadores e gestores do setor de turismo que analisarão as ofertas disponíveis na cidade. As informações possibilitarão ainda a análise do significado econômico do turismo e seu efeito no desenvolvimento municipal, a identificação de deficiências e desajustes existentes entre oferta e demanda, além de viabilizar o planejamento de novos roteiros turísticos.

O Invitur é realizado de acordo com metodologias criadas pelo Ministério do Turismo, para proporcionar novas alternativas econômicas e gerar divisas para os municípios por meio da valorização de sua estrutura. Para tanto, é necessário criar um planejamento turístico que sirva de base para o desenvolvimento de um Plano Diretor de Turismo.

O Inventário da Oferta Turística de Santo André é uma iniciativa do Departamento de Turismo, realizado em parceria com Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas por meio do telefone 4433-0752 ou pelo e-mail: turismo@santoandre.sp.gov.br.

Compartilhar:

  • Data: 15/09/2014 01:09
  • Alterado: 15/09/2014 01:09
  • Marcos Imbrizi
  • Secom PSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados