Data: 19/04/2019 09:11 / Autor: Viviane Raymundi / Fonte: Semasa

Troca de garrafa PET por ingresso de futebol arrecada 300 kg de material para reciclagem

Promoção para o jogo do Santo André x Água Santa, Semasa recebeu mais de 11 mil vasilhas plásticas. Encaminhado para triagem, material vira renda para cooperativas de reciclagem


Crédito: Divulgação

A promoção Futebol Sustentável, que trocou no início de abril ingressos de um jogo do Esporte Clube Santo André por garrafas plásticas, rendeu para o programa de reciclagem realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) 300 kg de materiais em apenas três dias. O volume equivale a 11,2 mil unidades, que se transformaram em renda para os trabalhadores das cooperativas de reciclagem da cidade.

As garrafas foram entregues por torcedores, que acompanharam o jogo do Santo André contra o Água Santa, no último sábado (13), na primeira partida das semifinais do Campeonato Paulista da Série A-2, no Estádio Bruno José Daniel. Todos os 3.740 ingressos da promoção foram trocados, sendo que muitos torcedores levaram mais de duas garrafas.

Só a título de comparação, em todo mês de março, o Semasa entregou às cooperativas de reciclagem que atuam em Santo André 19 mil garrafas pet para a triagem. Ou seja, em apenas três dias e graças à parceria com a Federação Paulista de Futebol, o Semasa encaminhou para reciclagem mais que a metade do que normalmente envia durante um mês inteiro.

A reciclagem de materiais em Santo André, além de evitar que os resíduos poluam córregos e o meio ambiente, ajuda a gerar renda para 130 pessoas que trabalham nas cooperativas Cidade Limpa e Coopcicla. Os cooperados separam e vendem os resíduos entregues pelo Semasa para empresas, que transformam o material em outros bens de consumo, como fios de poliéster e produtos plásticos, como embalagens, placas de sinalização, tubos e conexões, cordas de varal, réguas, entre outros.

Comente aqui