Data: 03/01/2019 15:18 / Autor: Marli Popolin / Fonte: MP & Rossi Comunicações

Torneio de pesca completa 50 anos e ganha exposição

O acervo pode ser visitado no Memorial Aramaçan, de 2ª a 6ª feira das 9 às 19 horas, aos sábados das 10 às 16 horas. Aos domingos e feriados as visitas deverão ser agendadas


Crédito: divulgação- Marli Popolin

Prestes a completar cinco décadas de existência, o Torneio de Pesca de Arremesso, do Clube Atlético Aramaçan, de Santo André, é considerado o maior do mundo em número de participantes, segundo a Confederação Brasileira de Pesca de Arremesso.

E como forma de homenagear a modalidade esportiva e seus participantes, o clube está promovendo uma exposição denominada 40 Anos de Pescaria, exposta no Memorial Aramaçan, localizado no 3º andar do edifício administrativo (rua São Pedro, 345 – Silveira, Santo André). O acervo pode ser visitado de 2ª a 6ª feira das 9 às 19 horas, aos sábados das 10 às 16 horas. Aos domingos e feriados as visitas deverão ser agendadas.

Sua história: a prática de pesca no Aramaçan era realizada no início em rios, represas e lagos da região, e pesca de arremesso na praia. Em 1969 surgiu a primeira gincana de Pesca do Aramaçan por iniciativa de Eduardo Alves Duarte, na praia de Itaguaré, município de Bertioga.

Em poucos anos, já com o nome de Torneio de Pesca de Arremesso, o evento migrou para novo local, na divisa dos municípios de Bertioga e Boraceia. As prefeituras locais incluem o evento em seu calendário turístico colaborando com melhor estrutura para a realização do Torneio. Ao mesmo tempo, o evento passou a ser supervisionado pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento, fazendo parte, também, do calendário dessa entidade.

No início, o evento reunia somente pescadores. Por ser aberto a não associados participavam equipes da região, de diversos municípios paulistas, estados e até países como Argentina, Uruguai e Paraguai. No decorrer dos anos, surgiu a ideia de premiar entre as equipes a barraca mais criativa, o uniforme dos pescadores e dos não pescadores e a originalidade do acampamento como um todo.

A partir de 2005 com o falecimento do fundador do Torneio de Pesca de Lançamento, o evento passa a denominar Torneio de Pesca Eduardo Alves Duarte e, desde então, é realizado anualmente.

Comente aqui