Data: 09/01/2019 09:36 / Autor: Redação / Fonte: Sesc Santo André

Sesc Verão 2019 esquenta a programação do Sesc Santo André

Sesc Verão 2019 oferece atividades físicas e esportivas gratuitas para toda a população, a partir de 05 de janeiro


FLUXO – Rede, Corpo e Movimento
FLUXO – Rede, Corpo e Movimento

Crédito: Guilherme Luiz de Carvalho

As atividades físicas e esportivas como espaço de melhoria das relações sociais. Foi a partir desta proposta que as 39 unidades do Sesc São Paulo elaboraram as cerca de 1800 atividades da 24ª edição do projeto Sesc Verão. Entre os dias 05 de janeiro e 05 de março a população da capital, Grande São Paulo, interior e litoral terá à disposição uma programação diversificada e inteiramente gratuita.

O objetivo desta edição é promover a inserção da prática físico-esportiva no cotidiano da população, explorando aspectos ligados às relações coletivas presentes nas práticas corporais. Para tanto, o público terá à disposição uma variada seleção de atividades, em que poderá ter contato com importantes nomes do esporte nacional, participar de aulas abertas, assistir a apresentações esportivas, exposições, encontros e torneios, além de desfrutar de momentos de lazer e cultura.

O Sesc Verão 2019 convida o público ao engajamento, ao convívio e à atenção para a coletividade como elementos fundamentais para a adesão às atividades físicas no dia a dia para o combate ao sedentarismo. A programação desta edição pretende aguçar os relacionamentos que derivam das interações no universo das práticas físico-esportivas, sejam elas as interações entre pessoas, instituições ou com o meio em que estão inseridas.

O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, afirma que “ao lançar o olhar para as atividades físico-esportivas como meio para a melhoria das relações sociais,  o Sesc Verão  reforça a ação institucional em promover e valorizar o convívio de todos os públicos, além de destacar a potência do esporte para o estímulo do bem-estar - individual e coletivo - e a melhoria da qualidade de vida, premissas do Sesc”.

Com esta proposta, o Sesc Santo André apresenta o projeto FLUXO – Rede, Corpo e Movimento, uma grande instalação que possibilita diferentes formas de usos relacionadas ao esporte e atividade física, ao mesmo tempo em que propicia a interação entre o público presente. O Espaço de Eventos da unidade se transforma em uma grande praça com túneis grandes e pequenos, pistas de corrida e caminhada com obstáculos, além de desafios aéreos como argolas, trapézios, tecidos, entre outros. O público poderá interagir com todos os equipamentos do FLUXO de acordo com sua criatividade e vontade, explorando novas possibilidades e maneiras de praticar atividade física a partir de jogos, brincadeiras e desafios que trabalham corpo, equilíbrio, concentração e interação entre pessoas.

O espaço também conta com áreas abertas e assentos para descanso, de forma que seja possível observar tudo que está acontecendo ao redor. Assim mantem-se a conexão além do dispositivo a quem queria vivenciar experiências, explorar novas possibilidades e formar novas redes.

Dentro da estrutura do FLUXO, o público será convidado a interagir com um grande mapa do ABC Paulista, escrevendo o nome e indicando o local de sua prática esportiva na região. Desta forma, abrem-se oportunidades de descobrir novos locais formando uma grande rede de conectada pela prática do esporte e atividade física. 

Durante o Sesc Verão 2019 a unidade possibilita o encontro com grandes nomes do esporte nacional. Em janeiro, o sensei Geraldo Bernardes, mentor da campeã olímpica Rafaela Silva (Rio 2016) e de Flávio Canto (bronze em Atenas 2004), e criador do Instituto Reação, vem para o Sesc Santo André acompanhado dos judocas congolenses Yolande Bukasa e Popole Misenga, que fizeram parte do Time de Refugiados do COI na disputa dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O Sesc Santo André também recebe o campeão paralímpico e mundial de atletismo, Alan Fonteles, especialista em provas de velocidade. Inspiração no esporte, obteve reconhecimento mundial quando ganhou o ouro no Jogos Paralímpicos de 2012, após superar Oscar Pistorius. Essa e outras conquistas serão lembradas em um bate-papo com o atleta. Conquistas também serão lembradas pela atleta Ana Moser, considerada uma das maiores atacantes do vôlei brasileiro, que estará na unidade para bate-papo e apresentação esportiva. A programação de janeiro também conta com a apresentação do Ginasloucos, uma combinação de enterradas de basquete com acrobacias, adrenalina, música, humor e participação do público.

Em fevereiro, o ginasta Arthur Zanetti, nascido em São Caetano do Sul, vem à unidade para contar sua trajetória até a conquista de medalhas olímpicas e o título mundial inédito nas argolas, em um bate-papo seguido de demonstração. A tenista Patrícia Medrado também compartilha com o público conquistas de sua carreira como atleta: ela ocupou a posição número 1 no Brasil por 11 anos consecutivos, medalha de prata no Jogos Pan Americanos de 1975, atual penta campeã mundial Masters, e fundadora do Instituto Patrícia Medrado, responsável por utilizar a prática do esporte como ferramenta de transformação social.

Transformação social também é o eixo norteador do Instituto Janeth Arcain, da ex-jogadora de mesmo nome, que estará no Sesc Santo André para bate-papo sobre sua carreira no basquete. Janeth foi campeã mundial em 1994, vencedora de duas medalhas olímpicas e mantém núcleos de treinamentos para jovens e crianças em Santo André.

A programação do Sesc Verão 2019 também oferece vivências em diferentes modalidades como parkour, atletismo, tênis de mesa, frisbee, badminton, ginástica artística, entre outras, além de aulas abertas de danças, capoeira, judô, boxe, educação somática e kung fu.

Confira a programação de janeiro e fevereiro do Sesc Verão 2019 no Sesc Santo André.

Sesc Verão 2019

Grátis. Livre para todos os públicos.

JANEIRO

Apresentações Esportivas

Judô com Geraldo Bernardes, Yolande Misenga e Popole Mabika

Dia 12/1, sábado, das 16h às 17h.

No Espaço de Eventos.

Popole Misenga e Yolande Mabika nasceram na República Democrática do Congo, na África, e desde 2013 moram no Rio de Janeiro. Os dois foram salvos de uma guerra civil no Congo há quase 20 anos e conheceram o judô através de projetos voltados para refugiados. Quando foram ao Rio de Janeiro disputar o Mundial de 2013, eles foram abandonados pelos técnicos e ficaram sem passaporte. 

No ano de 2015 chegaram ao Instituto Reação e voltaram para o tatame, na prática do Judô. Em 2016, foram escolhidos pelo Comitê Olímpico Internacional para integrar o primeiro Time de Refugiados da história dos Jogos Olímpicos. Os atletas estarão em Santo André juntamente com Geraldo Bernardes, técnico e coordenador do Reação Olímpico - Instituto Reação, para compartilhar suas batalhas e apresentar a modalidade.

Atletismo com Alan Fonteles

Dia 13/1, domingo, das 16h às 17h.

No Espaço de Eventos.

Atleta brasileiro, campeão paralímpico e mundial de atletismo, Alan Fonteles é especialista em provas de velocidade. Inspiração no esporte, obteve reconhecimento mundial quando ganhou o ouro nos Jogos Paralímpicos de 2012, após superar Oscar Pistorius. Essas e outras conquistas serão lembradas num bate-papo com o atleta.

Ginasloucos

Dia 20/1, domingo, das 16h às 17h.

No Espaço de Eventos.

Inspirado nos shows de intervalo dos jogos da liga americana de basquete, o grupo Ginasloucos realiza apresentações que consistem em enterradas de basquete de uma forma atraente e extrovertida utilizando acrobacias em jogadas individuais, duplas, trios e coletivas, com evoluções e grau de dificuldade em cada jogada, combinando muita adrenalina, música, humor, animação e a participação do público.

Vôlei com Ana Moser

Dia 27/1, domingo, das 16h às 17h.

No Espaço de Eventos.

Considerada uma das maiores atacantes, medalhista olímpica e mundial, Ana Moser foi atleta profissional por 15 anos. Em 2001, criou o Instituto Esporte & Educação, com o objetivo de desenvolver e disseminar a metodologia do esporte educacional e ampliar e qualificar a prática de educação física e esporte em todo o Brasil. Presença da atleta para um bate-papo seguido de uma demonstração esportiva com os frequentadores da unidade e demais interessados na modalidade.

Aulas Abertas

Técnicas de Corrida

Dia 12/1, sábado, das 10h30 às 11h30.

No Espaço de Eventos.

Apresentação de técnicas de corrida para aprimoramento da passada e da coordenação motora. Para interessados na modalidade ou praticantes que desejam potencializar seus treinos.

Judô

De 12 a 18/01. Terça a sexta, às 11h, 14h, 16h e 19h.

Sábados e domingos, às 11h e 14h30.

No Espaço de Eventos.

Arte marcial que significa caminho suave, o judô trabalha o indivíduo de maneira integrada com o objetivo de fortalecer mente, corpo e espírito e ainda desenvolve técnicas de defesa pessoal. Aulas abertas serão ofertadas ao público da unidade, que terá a oportunidade de aprender sobre a modalidade de forma lúdica, através de exercícios de aquecimento, técnicas de amortecimento de queda, projeções alternadas projeções livres com movimentação.

Ritmos, com Adriano Mendes

De 13 a 27/1, domingos, das 10h30 às 12h.

No Espaço de Eventos.

No mês de janeiro, Adryano Mendes apresenta seu projeto Afro Grooves e convida a galera para dançar um novo estilo, que une influências urbanas, africanas e da capoeira, resultado de suas pesquisas e experiências no universo da expressão corporal.

Corrida Ritmada

Dia 19/1, sábado, das 10h30 às 11h30.

No Espaço de Eventos.

Encontre seu ritmo adequado de corrida para percursos de longa ou curta duração com orientação de profissionais capacitados.

Boxe

De 19 a 25/01. Terça a sexta, às 11h, 14h, 16h e 19h.

Sábados e domingos, às 11h e 14h30.

No Espaço de Eventos.

O boxe é um esporte de combate que exige observação do adversário, desenvolvimento de estratégia, inteligência e agilidade. Em aulas abertas, o público participante terá a compreensão da luta e o conhecimento dos principais golpes da modalidade com instrutores capacitados e equipamentos específicos do esporte, como luvas, saco e aparadores.

Corrida de Resistência x Corrida de Velocidade

Dia 26/1, sábado, das 10h30 às 11h30.

No Espaço de Eventos.

Você sabia que correr em diferentes velocidades é uma das melhores técnicas de treinamento para melhorar o condicionamento físico? Oportunidade para aprender um pouco mais através dessa atividade orientada por profissionais capacitados.

Capoeira, com Mestre Ventania

26/01 a 01/02. Terça a sexta às 11h, 14h, 16h e 19h.

Sábado e domingo às 11h e 14h30.

No Espaço de Eventos.

Símbolo da cultura afro-brasileira, da miscigenação de etnias, de resistência à opressão, a capoeira é um dos símbolos do povo brasileiro. Uma mistura de arte, cultura popular, música, arte marcial e esporte. Ofereceremos aulas abertas e apresentação de roda de capoeira com instrumentos e com o Mestre Ventania, presidente do grupo de São Bernardo do Campo, que foi fundado em 1978 contando com quase 40 anos. O grupo realiza trabalhos desde pré-escola ate nível Universitário, em associações, empresas, clubes e diversos projetos sociais. Também contando com um trabalho e expansão internacional.

Vivências

Parkour

Dias 5 e 6/1, sábado e domingo, das 11h às 18h.

De 8 a 11/1, terça a sexta, das 12h às 19h.

No Espaço de Eventos.

Ultrapassar de forma rápida e segura obstáculos, saltar sobre vãos e equilibrar em corrimãos são ações constantes para quem é praticante do Parkour. Mais do que um treino de transposição de obstáculos, o Parkour busca a autonomia do corpo e da mente sobre os desafios da vida cotidiana. A atividade contempla conjunto de obstáculos e será conduzida pelos profissionais da empresa Tracer Parkour, que atuam há mais de 12 anos no Parkour nacional e já realizaram ações em outras unidades do Sesc SP.

Tênis de Mesa

Dias 5 e 6/1, sábado e domingo, das 11h às 18h.

De 8 a 11/1, terça a sexta, das 12h às 19h.

No Espaço de Eventos.

Esporte de raquetes que desenvolve habilidade, concentração e raciocínio rápido entre os praticantes, o Tênis de Mesa é um dos esportes mais populares do mundo em termos de número de jogadores. Mesas, raquetes e bolinhas estarão à disposição do público, que receberá instruções de profissionais capacitados.

Frisbee

Dias 12 e 13/1, sábado e domingo, das 11h às 18h.

De 15 a 18/1, terça a sexta, das 12h às 19h.

No Espaço de Eventos.

O Ultimate Frisbee é um esporte dinâmico praticado em campo, areia ou quadra, onde os participantes de sexo oposto jogam juntos e sem a presença de um árbitro no jogo, fazendo com que os próprios jogadores tomem as decisões, quando necessário. A modalidade tem estado presente nos parques das cidades e o público terá a oportunidade de praticar o esporte de maneira lúdica e integrativa, já que não há distinção de idades para participação.

Atletismo

Dias 12 e 13/1, sábado e domingo, das 13h às 18h.

De 15 a 18/1, terça a sexta, das 12h às 19h.

No Espaço de Eventos.

O atletismo é um dos esportes mais populares do mundo e além das pistas e campo específicos para a prática e treinamento da modalidade, também ocupa os espaços públicos das cidades como ruas e praças. De forma lúdica e adaptada o público será convidado a participar de atividades de corrida, corrida com barreiras, arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em altura.

Integral Bambu

Dias 19 e 20/1, sábado e domingo, das 10h30 às 18h.

De 22 a 25/1, terça a sexta, das 10h30 às 19h.

No Espaço de Eventos.

A partir da proposta de treinamento corporal que consiste em subir, escalar e trepar em árvores, surgiu o Integral Bambu. A prática busca a integração do corpo e da mente através dos movimentos naturais, consciência corporal e o contato com a natureza. Oportunidade de conhecer os benefícios dessa atividade possível a todas as idades, com exercícios que vão de força à relaxamento.

Vôlei

Dias 26 e 27/1, sábado e domingo, das 11h às 18h.

De 29/1 a 1/2, terça a sexta, das 14h às 19h.

No Espaço de Eventos.

Esporte consolidado no Brasil, o Vôlei traz cada vez mais adeptos, seja nos clubes, praias, ou parques. Exploração da modalidade através de atividades adaptadas, possibilitando a compreensão do jogo e suas regras, bem como a socialização e interação entre diferentes gerações.

Basquete 3x3

Dias 19 e 20/1, sábado e domingo, das 11h às 18h.

De 22 a 25/1, terça a sexta, das 12h às 19h.

No Espaço de Eventos.

Prática esportiva presente nos espaços públicos das cidades, o Basquete 3x3 tem cada vez mais adeptos e você é o nosso convidado para conhecer um pouco mais do esporte e aprender regras e fundamentos através de clínicas da modalidade com atleta profissional, jogos recreativos e orientados, torneios de habilidade, de arremesso, de 3x3 e bate papo sobre o futuro da modalidade com um técnico de equipe profissional.

FEVEREIRO

Apresentações Esportivas

Badminton com Ygor Coelho e Lohaynny Vicente

Dia 2/2, sábado, das 16h às 17h.

No Espaço de Eventos.

Ygor Coelho e Lohaynny Vicente integram a programação como atletas inspiradores apesar da pouca idade. Ainda crianças, aprenderam Badminton na Associação Miratus, uma entidade que promove o desenvolvimento social por meio da educação e do esporte na Comunidade Chacrinha no Rio de Janeiro. Agora, é a sua vez de vir para o Sesc e fazer história juntamente com os dois únicos atletas brasileiros que disputaram a modalidade numa edição olímpica.

Ginástica Artística com Arthur Zanetti

Dia 3/2, domingo, das 16h às 17h.

No Espaço de Eventos.

Nascido no ABC, Arthur Zanetti foi o primeiro atleta brasileiro a conquistar uma medalha olímpica para a Ginástica Artística, em 2012. No ano seguinte, conquistou o título mundial inédito nas argolas. Essas e outras conquistas serão contadas ao público pelos atletas em um bate-papo seguido de uma demonstração.

Tênis com Patrícia Medrado

Dia 9/2, sábado, das 16h às 17h.

No Espaço de Eventos.

Patrícia Medrado é um dos principais nomes do tênis nacional: ocupou a posição de número 1 no Brasil por 11 anos consecutivos e conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan Americanos de 1975. Atual penta campeã mundial Masters, Fundou o Instituto Patrícia Medrado levando a prática do tênis a milhares de pessoas e utilizando o esporte como instrumento de transformação social. Oportunidade de conhecer e praticar a modalidade com a atleta.

Basquete com Janeth Arcain

Dia 16/2, sábado, das 16h às 17h.

No Espaço de Eventos.

Primeira mulher brasileira a atuar na WNBA, Janeth Arcain coleciona títulos em sua trajetória, entre eles o mundial de basquete em 1994 e medalhas olímpicas em 1996 e 2000. Também foi a maior pontuadora da história dos Jogos Olímpicos e, desde 2002, tem marcado pontos fora da quadra com o Instituto Janeth Arcain. A ex-atleta convida o público para um bate-papo e uma vivência esportiva.

Aulas Abertas

Corridas e Saltos

Dia 2/2, sábado, das 10h30 às 11h30.

No Espaço de Eventos.

Circuito de corridas e saltos com o objetivo de melhorar a capacidade de força e suas diversas manifestações durante a realização da sua corrida.

Yoga

De 2 a 8/2, terça a domingo, das 11h às 12h.

Dias 2 e 3/2, sábado e domingo, das 14h30 às 15h30.

De 5 a 8/2, terça a sexta, das 14h às 15h, 16h às 17h e 19h às 20h.

No Espaço de Eventos.

Prática indicada para pessoas que buscam equilíbrio, auto conhecimento e bem-estar utilizando exercícios de respiração e posturas, mesclando tonicidade e relaxamento, aliado a meditação.

Caminhada e Tai Chi

Dia 3/2, domingo, das 10h30 às 11h30.

Saída do Espaço de Eventos.

Caminhada orientada até o Parque Celso Daniel para uma aula aberta de Tai Chi, e retorno para o Sesc Santo André.

Duatlo - Corrida e Ciclismo

Dia 9/2, sábado, das 10h30 às 11h30.

No Espaço de Eventos.

Atividade para quem gosta de correr e pedalar. Prática de corrida com introdução da modalidade de ciclismo utilizando bicicletas estacionárias e bicicletas ergométricas.

Caminhada e Yoga

Dia 10/2, domingo, das 10h30 às 11h30.

Saída do Espaço de Eventos.

Caminhada familiar orientada até o Parque Celso Daniel para uma aula aberta de Yoga Pais e Filhos e retorno para o Sesc Santo André.

Educação Somática, com Marcelo Anselmo

De 16 a 22/2, terça a domingo, às 11h, às 14h, às 16h e 19h.

Sábado e domingo, às 14h30.

No Espaço de Eventos.

A Educação Somática caracteriza-se na percepção dos estados de tensão muscular por meio de exercícios de conscientização dos impactos dos estímulos no corpo. Os participantes serão levados a perceber como Mente-Corpo-Emoções interagem, podendo criar estados de contração ou relaxamento em determinados músculos do corpo. Inscrições gratuitas no local com 30 minutos de antecedência.

Caminhada e Ritmos

Dia 17/2, domingo, das 10h30 às 11h30.

Saída do Espaço de Eventos.

Caminhada até o Parque Celso Daniel para uma aula aberta de ginástica. Após a aula, retorno para a unidade e realização de aula aberta de ritmos e percussão com bastões no Espaço de Eventos.

Vivências

Ginástica Artística, com Instituto Yashi

Dias 2 e 3/2, sábado e domingo, das 11h às 18h.

De 5 a 8/2, terça a sexta, das 12h às 19h.

No Espaço de Eventos.

Modalidade esportiva que envolve um conjunto de aparelhos e requer movimentos e habilidades específicas, a ginástica artística será apresentada pelo Instituto Yashi de uma maneira possível a todos, com instrutores especializados e experimentação de alguns equipamentos de forma leve e divertida.

Badminton

Dias 2 e 3/2, sábado e domingo, das 11h às 18h.

De 5 a 8/2, terça a sexta, das 14h às 19h.

No Espaço de Eventos.

Vivência do jogo de raquetes mais rápido do mundo que, diferentemente dos outros não é jogado com bola, mas com peteca. Montagem de três quadras, fornecimento de materiais para a prática da modalidade e dicas sobre serviço, empunhadura, ataque e defesa. Com a presença de atletas paralímpicos e profissionais filiados à Federação de Badminton do Estado de São Paulo.

Tênis

Dias 9 e 10/2, sábado e domingo, das 11h às 18h.

De 12 a 15/2, terça a sexta, das 12h às 19h.

No Espaço de Eventos.

Prática do esporte com exercícios lúdicos de manipulação com bola e com raquete, além da montagem de quadras e oferta de materiais infantis para a prática do mini tênis e outros jogos com regras adaptadas como tênis vôlei e hockey tênis, que serão ministrados por contratados especializados na modalidade.

Oficinas

Corfebol, com Luciana Coelho Bortoleto

Dia 9/2, sábado, das 10h30 às 17h30.

No Espaço Ateliê.

Um jogo onde eles e elas jogam de igual para igual, o Corfebol é um dos raros esportes coletivos em que meninas e meninos atuam juntos, com as mesmas funções. De fácil aprendizagem, é necessário que haja cooperação entre os jogadores para que atinjam o objetivo do jogo, utilizando habilidades estratégicas do time como um todo.

Tchoukball

Dia 16/2, sábado, das 10h30 às 17h30.

No Espaço Ateliê.

Tchoukball é diversão desde o início. Os movimentos básicos são simples e naturais. A ausência de contato permite que o tchoukball seja jogado por equipes mistas. O esporte requer um verdadeiro espírito de equipe. O senso de observação, a constante atenção, a antecipação e um jogo inteligente contam tanto quanto as habilidades físicas.

Frisbee, com André Hucke

Dia 23/2, sábado, das 10h30 às 17h30.

No Espaço Ateliê.

Nessa prática esportiva que reforça trabalho em equipe e aceitação, o espírito do jogo é a regra mais importante no esporte de disco voador: todos os jogadores são responsáveis por administrar e respeitar as regras. Instruções de como manusear o material, fundamentos básicos, dinâmica de passes e de jogo.

Curso

Elaboração, monitoramento e avaliação de projetos sociais,

com Márcia Moussallem

De 5 a 14/2, terças e quintas, das 18h30 às 21h30.

Na Sala de Múltiplo Uso.

O curso aborda os principais conceitos/fundamentos para a construção de um projeto social. Apresenta os processos, fases e o roteiro do projeto, os instrumentos de monitoramento e os tipos de avaliação. Conteúdo: Conceitos básicos; Análise de conjuntura, Processos e fases do projeto; Roteiro do projeto; Ferramentas de monitoramento, Indicadores sociais. Avaliação. Carga horária: 12 horas. Inscrições grátis no local com 30 minutos de antecedência.

Desenvolvimento local e o trabalho em redes,

com Márcia Moussallem

De 19 a 28/2, terças e quintas, das 18h30 às 21h30.

Na Sala de Múltiplo Uso.

O curso apresenta o conceito de desenvolvimento local e sua importância para as organizações da sociedade civil. Aborda metodologias do trabalho em rede, com vista a construção de ações e projetos sociais eficientes, eficazes e efetivos. Conteúdo: Conceitos e paradigmas de desenvolvimento local e redes; Processos no campo social de construção de redes sociais em organizações da sociedade civil; metodologias colaborativas no campo das redes.

Comente aqui