Data: 14/09/2018 09:16 / Autor: Redação / Fonte: Sesc Santo André

Sesc Santo André recebe Monja Coen

Projeto Sempre Um Papo leva Monja à unidade para encontro gratuito


Monja Coen
Monja Coen

Crédito: Fernando Rabelo

O Sempre Um Papo e o Sesc Santo André recebem Monja Coen para o debate e  lançamento do livro “O Inferno Somos Nós: Do Ódio à Cultura de Paz” (Papirus), escrito em parceria com o historiador Leandro Karnal. Na obra, os autores lembram que o medo pode estar na origem da violência e apontam como o conhecimento, de si e do outro, é capaz de produzir uma nova atitude na sociedade, menos agressiva e mais acolhedora.

Em tempos adversos, de crise, preconceito e intolerância, como transformar o ódio em compreensão do outro em suas diferenças? Como sair de um cenário de violência e construir uma cultura de paz? Essas e outras questões serão abordadas por Monja Coen, fundadora da Comunidade Zen-budista do Brasil e missionária oficial da tradição Soto Shu.

Monja Coen estará no Sesc Santo André dia 26 de setembro, quarta-feira, às 20h. O bate-papo é gratuito e tem mediação do jornalista Afonso Borges. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência. Não recomendado para menores de 12 anos.

Nascida em 1947, em São Paulo,  Monja Coen foi jornalista profissional e após uma transferência a trabalho para Los Angeles, Califórnia, iniciou suas práticas regulares na tradição budista, no Zen Center of Los Angeles, onde fez seus votos monásticos, em 1983. Fundadora da Comunidade Zen Budista e autora de seis livros, Monja Coen é a primeira mulher e primeira monja de ascendência não-japonesa a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil. Ela  se tornou conhecida por compartilhar todo seu conhecimento de forma serena e acessível.

Sobre o Sempre Um Papo. Criado em 1986 pelo gestor cultural e idealizador do Fliaraxá, Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5 mil eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido aos sábados e domingos na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

Sempre Um Papo, com Monja Coen

Dia 26 de setembro, quarta-feira, às 20h.

No Teatro.

Comente aqui