Santo André Lazer

Sesc Santo André celebra a infância e o sertão do Cariri

Em É tempo de cabinha, unidade traz espetáculos, shows, intervenções, oficinas, instalações e recreação. O cantor Chico César faz participação especial

  • Data: 13/01/2017 14:01
  • Alterado: 13/01/2017 14:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Buriti
Sesc Santo André celebra a infância e o sertão do Cariri

Crédito:Guilherme Luiz de Carvalho

No mês das férias, o Sesc Santo André mergulha no universo dos “cabinhas”, meninas e meninos do sertão do Cariri que trazem uma cultura de brincadeiras e jogos para todas as crianças. A programação especial “É tempo de cabinha!” é inspirada no livro Terra de cabinha, da jornalista Gabriela Romeu, que fez uma extensa pesquisa sobre a infância por todo o Brasil para apanhar causos, brincadeiras e contadores de história dos “cabinhas”.

Desde o dia 7 de janeiro, está aberta ao público o Inventário dos Cabinhas – Instalação de Poéticas da Infância do Sertão, com curadoria de Gabriela Romeu e Marlene Peret e fotografias de Samuel Macedo. Trata-se de uma pequena instalação onde é possível ao visitante ouvir os próprios cabinhas narrando suas peripécias e brincar de virar rei, mesmo que por apenas um dia. Com entrada franca, a instalação fica em cartaz no Espaço de Tecnologias e Artes até o dia 29.

Já a programação de teatro estreou no dia 08, quando a Damião e Cia de Teatro encenou o espetáculo As presepadas de Damião, uma comédia farsesca baseada no conto de origem medieval O Ferreiro e a Morte, uma fábula que pode ser encontrada nos registros literários de diversas culturas. No dia 29, domingo, é a vez da Cia da Tribo apresentar O reisado da borboleta, do maracujá e do pica pau, recriando um Natal bem brasileiro por meio de músicas tocadas ao vivo, bonecos e representações inspiradas na Commédia Dell´Arte. 

Por sua vez, a Cia Carroça de Mamulengos realiza duas folias especiais: Folia meninos e reis, no dia 07, e Folia de príncipe, no dia 28, sábado. Esta última conta com participação especial do cantor Chico César e é uma “brincadeira andante”, inspirada nos reisados do Cariri. Os foliões utilizam bonecos e teatro de sombras para relembrar histórias natalinas enquanto percorrem os arredores da unidade. Todo o público é convidado a participar como “brincante”, cantando, dançando e tocando instrumentos.

Às terças-feiras, sempre às 16h, são realizadas as atrações musicais. No dia 10, Maria Carolina e Paulo Silva apresentam Brincadeiras Cantadas, uma intervenção musical brincante inspirada em cantigas populares recolhidas por importantes pesquisadores. No dia 17, Paulo Dantas oferece declamações, músicas, causos e brincadeiras para crianças de todas as idades na atividade Mundo Di Versos Encarnados. Finalmente, no dia 24, Cris Velasco apresenta Brincando com as Estrelas no Baile de Deus Menino, uma contação-espetáculo inspirada nos folguedos do sertão da Bahia.

A programação “É tempo de cabinha!” também inclui oficinas gratuitas abertas ao público. Entre os dias 03 e 27, às terças e sextas-feiras, Gabriela Romeu ministra a oficina Inventário de infâncias, em que avós são convidados a relembrar e compartilhar histórias de sua infância com seus netos, descobrindo também como brincam os “cabinhas” do sertão do Cariri. Nos dias 14 e 21, A cultura dos Raizeiros do Norteste mostra um pouco da sabedoria popular que percorre diversas gerações Brasil afora. Nos dias 22 e 29, acontece a Oficina de Palhaço Mateus, com Natasha Faria, que também ministra a Oficina de Estandarte nos dias 08 e 15. Nos dias 05 e 12, acontece a Oficina de Mamulengo; Já nos dias 19 a 26, é oferecida a Oficina de Confecção de Burrinhas.

*PROGRAMAÇÃO

TEATRO
08/01. Domingo, às 16h
As presepadas de Damião – Com Damião e Cia de Teatro
O espetáculo narra a saga do herói errante Damião, um homem pobre, amigo da vadiagem, esperto e generoso, que viu sua vida – e de toda a humanidade – transformada após a visita de dois misteriosos viajantes. Esta comédia farsesca é baseada no conto de origem medieval conhecido como O Ferreiro e a Morte, sendo esta fábula também encontrada em outros diversos registros literários de variadas culturas – passando dos contos clássicos dos Irmãos Grimm aos tradicionais cordéis brasileiros.
Na adaptação realizada pela Damião e Cia, algumas matrizes de expressões regionais da cultura popular brasileira foram escolhidas para a concretização de um espetáculo também popular, ou seja, feito para o povo.
Ficha técnica
Direção: Mario Santana
Elenco: André Sun, Lara Prado, Rafael D’Alessandro, Ricardo Ikier, Rodrigo Nasser e Presto Kowask
Figurinos: Antônio Apolinário
Músicas, cenário e dramaturgia: O grupo
Preparação corporal: Fernanda Jannuzzelli
Gênero: Comédia
Na Área de Convivência. Livre. Grátis

29/01. Domingo, das 16h às 17h
O reisado da borboleta, do maracujá e do pica pau – Com Cia da Tribo
Com músicas executadas ao vivo, bonecos e com representações inspiradas na Commédia Dell’Arte e teatro popular, a companhia recria um Natal brasileiro, enlaçado com vários tipos de festejos que, embora com modificações aqui e ali, mantém sua força e seu prestígio ao longo do País.
Nesta adaptação inspirada no Reisado sergipano recolhido com propriedade por Silvio Romero(1851-1914), um dos maiores folcloristas do nosso país, o pequeno redentor, filho de Maria é presenteado no dia de seu nascimento, com três mimos: o Vaqueiro leva um pé de maracujá, a Borboleta oferece um ramo de sândalo e o Pica-Pau chega com uma pequena cabaça. A terrível Bernúncia, espécie de bicho papão com boca de jacaré, rouba os três presentes, mas é forçada a devolver tudo pelo heróico Bumba-Meu-Boi que expulsa o bicho malvado e devolve os mimos ao menino Jesus.
Ficha Técnica:
Texto e Direção: Milene Perez e Wanderley Piras
Direção Musical: Eugenia Nóbrega
Elenco: Wanderley Piras, Roberta Viana ou Karina Gomes, Renata Bonfim, Renato Vidal e Rogério Almeida
Figurino: Milene Perez
Direção Visual: Flávio Camargo
Bonecos e Cenário: Wanderley Piras e Flávio Camargo
Iluminação: Ricardo Silva
Produção Geral: Cia. da Tribo
Na Área de Convivência. Livre. Grátis

ARTES VISUAIS
07 a 29/01. Sábados e domingos, das 10h às 18h30
10 a 27/01. Terça a sexta, das 10h às 21h30
Inventário dos Cabinhas – Instalação de Poéticas da Infância do Sertão
No Cariri cearense, onde cabinha é sinônimo de criança, os paredões de pedra guardam um reino adormecido, cheio de entidades mitológicas nas matas e nas águas, mestres de muitos saberes e fazeres e um povo que faz profecias de chuva com o zumbido dos insetos. Todo esse território encantado está guardado no Inventário dos Cabinhas – Instalação de poéticas da infância do sertão, que reúne e meninos e meninas da região. Nesta pequena instalação, o visitante também ouve os próprios cabinhas narrando suas peripécias e ainda pode brincar de virar rei, ainda que por um dia.
No Espaço de Tecnologias e Artes. Livre. Grátis

INTERVENÇÃO
28/01. Sábado, das 16h às 17h
Folia de Príncipe – Com Cia. Carroça de Mamulengos e participação de Chico Cesar
Folia de Príncipe é uma apresentação da cia Carroça de Mamulengos inspirada nos reisados do Cariri. Uma brincadeira andante, de transformar todo espaço em um terreiro de brincantes. Durante o percurso os foliões relembram histórias natalinas utilizando bonecos e teatro de sombras, os brincantes cantam, dançam, tocam instrumentos e todo o público é convidado para participar da brincadeira. Uma festa com louvação a paz, ao amor e a união entre homens, mulheres e a natureza.
Integrantes da Carroça: Maria Gomide, João Gomide, Luzia Gomide, Isabel Gomide, Antonio Gomide, Francisco Gomide, Elen Carvalho, Idalia Campos, Ranier Oliveira.
Participação: Chico Cesar.
Concepção, figurinos, bonecos e adereços: Cia Carroça de Mamulengos.
Em diversos espaços da unidade. Livre. Grátis

OFICINA
14/01. Sábado, das 10h30 às 12h30
21/01. Sábado, das 10h30 às 12h30
A Cultura dos Raizeiros do Nordeste
Os raizeiros são figuras conhecidas no Nordeste. Eles vendem sementes, plantas, cascas e raízes medicinais e ensinam sobre a serventia e o preparo de cada tipo de especiaria. São verdadeiros doutores na medicina natural, indicando remédios para diminuir o sofrimento de muitos. Como parte da programação do Projeto É tempo de Cabinha, convidamos o público a aprender um pouco dessa sabedoria popular que percorre gerações Brasil a fora.
No Espaço Ateliê. Inscrições no local, com 30 minutos de antecedência. Não recomendado para menores de 16. Grátis

03 a 27/01. Terças e sextas, das 11h às 13h
Inventário de infâncias – com Gabriela Romeu
Venha relembrar e compartilhar histórias de sua infância. Conte para o seu neto como você brincava, e descubra também como brincam os “cabinhas” do sertão do Cariri.
Na Área de Convivência. Livre. Grátis

22/01. Domingo, das 14h às 17h
29/01. Domingo, das 14h às 17h
Oficina Palhaço Mateus – com Natasha Faria
Palhaço Mateus é um dos personagens típicos do Reisado brincado no sertão do Cariri, caracterizado pela cara pintada de negro e chapéu em forma de cone com fitas na ponta. Nessa oficina, os participantes criarão suas versões em boneco desse personagem.
No Espaço de Tecnologias e Artes. Inscrições no local, com 30 minutos de antecedência. Livre. Grátis

05/01. Quinta, das 15h às 18h
12/01. Quinta, das 15h às 18h
Oficina de Mamulengo
Nessa oficina, será trabalhada a história e a criação de personagens que remetam à cultura do sertão do Cariri e do cangaço através da confecção de bonecos de mamulengo.
Na Área de Convivência. Inscrições no local, com 30 minutos de antecedência. Livre. Grátis

08/01. Domingo, das 14h às 17h
15/01. Domingo, das 14h às 17h
Oficina de Estandarte – com Natasha Faria
Todo Reisado tem seu estandarte. Nessa oficina, o público poderá confeccionar seus estandartes tendo como inspiração os versos do poeta Patativa do Assaré.
No Espaço de Tecnologias e Artes. Inscrições no local, com 30 minutos de antecedência. Livre. Grátis

19 a 26/01. Quinta, das 15h às 18h
Oficina de confecção de burrinhas
Nessa oficina, os participantes irão confeccionar burrinhas, personagem presente no Reisado, utilizando papel machê, fitas e tecidos diversos.

Na Área de Convivência. Inscrições no local, com 30 minutos de antecedência. Livre. Grátis

VIVÊNCIA
05 a 29/01. Quinta a domingo, das 15h às 18h
Casa de Cabinha
Traga sua criança para brincar no Quintal dos Cabinha! A brincadeira irá remeter ao Vale do Cariri, com a criação de indumentárias e confecção de brinquedos, cantorias, brincadeiras tradicionais, mediadas pela equipe de Instrutoras do Sesc, mas sempre com a proposta da interação entre as crianças e “seus” adultos.
No Gramado. Livre. Grátis

MÚSICA
10/01. Terça, às 16h.
Brincadeiras Cantadas – com Maria Carolina e Paulo Silva
Intervenção musical brincante Brincadeiras Cantadas, inspirada em cantigas populares recolhidas por importantes pesquisadores.
Na Área de Convivência. Livre. Grátis

17/01. Terça, às 16h.
Mundo Di Versos Encarnados – com Paulo Dantas
Declamações, músicas, causos e brincadeiras para crianças de todas as idades na atividade.
Na Área de Convivência. Livre. Grátis

24/01. Terça, às 16h.
Brincando com as Estrelas no Baile do Deus Menino – com Cris Velasco
Contação-espetáculo inspirado nos folguedos do sertão da Bahia.
Na Área de Convivência. Livre. Grátis

SERVIÇO:
É tempo de cabinha
De 5 a 29 de janeiro de 2007
*Programação em diversos dias e horários
Ingressos à venda pelo Portal Sesc SP e nas bilheterias da Rede Sesc
Classificação indicativa: Livre

Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André
Telefone – (11) 4469-1200
Estacionamento (vagas limitadas): Credencial Plena: 6,00 (1ª hora). Outros: 11,00 (1ª hora)

Compartilhar:
1
Crédito:Guilherme Luiz de Carvalho
1
Crédito:Guilherme Luiz de Carvalho

  • Data: 13/01/2017 02:01
  • Alterado: 13/01/2017 02:01
  • Redação
  • Buriti









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados