Data: 03/10/2012 20:09 / Autor: Fernanda Bertoncini / Fonte: SECOM PSA

Santo André renova frota de ônibus das linhas I-02 e I-05

Veículos serão substituídos por carros maiores, conferindo mais conforto e eficiência aos usuários de transporte público municipal

Frota de ônibus municipal recebe reforço e passageiros das linhas I-02 e I-03 serão beneficiados
Frota de ônibus municipal recebe reforço e passageiros das linhas I-02 e I-03 serão beneficiados

Crédito: Maurício Taboni/PSA

A Prefeitura de Santo André, por meio da SA-TRANS, renova nesta quarta-feira (3), a frota de ônibus que atende a linha I-02 Cidade São Jorge/Jardim Ana Maria. Dez dos 15 veículos que circulavam no trecho serão substituídos por carros novos com acessibilidade, ampliando a capacidade de transporte de usuários.

Os novos ônibus transportam 50 pessoas sentadas e 38 em pé, totalizando 88 passageiros, contra 76 transportados no modelo anterior. A renovação da frota, além de ampliar o atendimento ao usuário com acréscimo de 120 novos lugares – 12 a mais por veículo – garante conforto e confiabilidade à linha, uma vez que veículos novos registram menos ocorrências de quebra ou avarias mecânicas.

Na última semana, outra linha foi beneficiada com a troca de veículos. Os passageiros da I-05 Vila Rica/Estação Utinga contam, agora, com sete carros novos com acessibilidade, dos 25 veículos em operação. A intervenção resultou em incremento de 84 lugares, ante a oferta anterior, de 76.

As linhas T-12 Jardim Alzira Franco/Centro e T-14 Jardim Ana Maria/Centro ganharão importante reforço, com a chegada de cinco carros, modelo micrão, com capacidade para transportar 60 passageiros, sendo 36 sentados e 24 em pé.

Melhorias

A SA-TRANS tem um plano contínuo de melhorias, que visa ao atendimento prestado aos usuários de transporte público no município. Neste ano, a gestora investiu R$ 212 mil na substituição de 769 postes de madeira, utilizados para sinalizar pontos de paradas de ônibus. Os novos sinalizadores são fabricados em alço galvanizado e possuem placa de serviço, modelo regulamentado pelo Contram.

Atenta às reclamações da população, a Administração, por meio da SA-TRANS, determinou que motoristas e cobradores das linhas municipais participem do curso Qualidade no Transporte Urbano de Passageiros. Elaborado pelo SEST (Serviço Social de Transporte) SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), o programa tem 20 horas-aulas e aborda temas como qualidade no transporte urbano, nível de satisfação dos usuários, além de focar no atendimento aos idosos e portadores de necessidades especiais. Neste ano, 1,2 mil operadores devem concluir o treinamento.

Monitoramento

Em fevereiro deste ano, a SA-TRANS passou a monitorar 48 linhas cadastradas via GPS. O mecanismo possibilita à gestora e às subconcessionárias acompanhar, em tempo real, dados como a velocidade atingida, o intervalo entre os veículos, o tempo de ação, a previsão de chegada dos ônibus nos pontos, além de mostrar o tipo de carro que está em operação.

Além do monitoramento, a ferramenta permite puxar o histórico de ação dos ônibus em cada linha. É possível gerar relatórios de análise baseados em parâmetros de velocidade, pontualidade, cumprimento de partidas, desvio de itinerário, comboio e regularidade, facilitando a identificação e solução de problemas.

Comente aqui

Comentários via Facebook. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta do Facebook poderá ser banida. Comentários não expressam a opinião do Portal ABCdoABC