Data: 05/12/2018 18:08 / Autor: Paola Zanei / Fonte: Secom PSA

Santo André recebe o espetáculo “O Mundo de Tludi: Bem-Vindos ao Planeta Terra

Escola Parque Sabina recebe no sábado espetáculo de dança contemporânea com peças de roupa e acessórios produzidos com material reciclável criado por estudantes de Santo André


Crédito: Divulgação

Moda produzida com material reciclável por crianças de escolas públicas de Santo André e de Mauá. Esse é o conteúdo da nova exposição da Sabina Escola Parque do Conhecimento, “O Mundo de Tludi: Bem-vindos ao planeta Terra”, que tem abertura no próximo sábado (8), às 11h30. Na abertura da exposição, haverá apresentação de dança contemporânea que terá como figurino as roupas idealizadas e confeccionadas pelas crianças. A ação é fruto de uma parceria ente o espaço andreense de educação interativa, vinculado à Secretaria de Educação, e o Instituto Ecotece, do terceiro setor, que atua no segmento de moda sustentável.

A exposição é composta por cinco totens com roupas e acessórios criados durante as oficinas do programa batizado de Comunidade Ecofashion, que aconteceram em 15 escolas e instituições beneficentes de Santo André, alcançando um total de 416 crianças. Dentre elas estão três Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental), que somam 190 crianças, além dos jovens do projeto social Locomotiva, que atua na capacitação musical das crianças e jovens, cujas oficinas foram realizadas dentro da Sabina. Em Mauá, participaram do programa 53 estudantes de duas escolas da cidade.

Nas escolas e instituições foram realizadas três oficinas com acompanhamento dos profissionais da Ecotece, onde os estudantes puderam criar as roupas enquanto aprendiam sobre sustentabilidade, reaproveitamento de material e meio ambiente. “Com o programa, os alunos foram estimulados a repensar hábitos de consumo e geração de lixo, além de aprender sobre a importância dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente e sobre os ecossistemas”, contou a coordenadora geral da Sabina Escola Parque, Éricka Springmann. Foram criados oito “looks”, mais os acessórios correspondentes, que representassem os ecossistemas do planeta Terra: neve, mares, deserto, floresta e cidade.

 “A confecção de roupas com material reaproveitado é novidade para os nossos alunos. Eles já fizeram atividades com esse tipo de material, mas roupa nunca. Isso torna a atividade muito marcante pra eles, ainda mais pela possibilidade de verem a sua criação vestida em um bailarino e dentro de um espetáculo de dança. É uma experiência que dificilmente será esquecida”, frisou a assistente pedagógica da Emeief Professora Elaine Cena Chaves Maia, Denise Antunes Mansi.

A apresentação do espetáculo de dança acontecerá em dois horários, às 10h e as 14h, e está incluído no ingresso da Sabina, que dá direito ao passeio por toda a Escola Parque. O programa é realizado pelo Ecotece, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e pela Secretaria Estadual de Cultura, via PROAC. O espetáculo musical conta com patrocínio da Braskem, produção da Sereno e coreografia do Núcleo Tentáculo de Dança.

SERVIÇO
Abertura da exposição “O Mundo de Tludi: bem-vindos ao planeta Terra”
Data: sábado (8/12), às 12h
Local: Sabina Escola Parque do Conhecimento
Endereço: Rua Juquiá, s/n - Vila Eldizia – Santo André
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Cinedome de Santo André - Johannes Kepler pagam R$ 30, a inteira, com direito a passeio por toda a Sabina.
Estacionamento: Gratuito, sujeito à disponibilidade de vagas
Mais informações pelo telefone 4422-2000

Crédito: Divulgação

Comente aqui