Data: 13/09/2017 09:32 / Autor: Redação / Fonte: OMA Galeria

Ocupação Artística de David Magila na UFABC

No dia 20 de setembro, a Biblioteca da UFABC (Universidade Federal do ABC) recebe a terceira ocupação artística com curadoria da OMA Galeria


Ocupação David Magila, na Biblioteca da UFABC
Ocupação David Magila, na Biblioteca da UFABC

Crédito: divulgação

No dia 20 de setembro, a Biblioteca da UFABC (Universidade Federal do ABC) recebe a terceira ocupação artística com curadoria da OMA Galeria. Desta vez, o convidado é o artista David Magila, que irá explorar de forma providencial para o ambiente acadêmico algumas reflexões do professor Paul Klee, um dos maiores artistas e estudiosos do século XX. A atividade irá permear os campos da contemplação e da teoria das cores - muito presentes em sua obra.

Para o jovem artista, nascido em São Caetano do Sul - cidade que compõe a região do ABC -, trazer a combinação de diversos ensinamentos de Klee é a proposta para a ocupação. Entre eles estão os movimentos leves e sem ponto específico e o trabalho com as manchas de forma orgânica. “A cor sempre foi uma preocupação em todos os meus trabalhos, não somente na pintura de fato, mas na escultura e, de certo modo, também no desenho”, comenta.

Segundo Magila, este trabalho surgiu da ideia de utilizar o material selecionado no processo de criação para a obtenção de diferentes tons de cores e iluminações. “Estava estudando os trabalhos do Paul Klee, a sua relação com a cor e o processo de criação, e percebi que poderia fazer uma aproximação com o trabalho como referencial para esta ocupação na UFABC”, disse.

 OCUPAR O ESPAÇO

O artista acredita ações como esta criam uma aproximação e interação muito maior com quem circula no ambiente, e sendo em uma biblioteca esse contato se dá de forma diferente, pois existe a relação com outras matérias que não só as artes visuais.

A atividade visa ressaltar a característica do espaço, que é a de difundir conhecimento. E também trazer a observação do público de forma intuitiva e espontânea, valorizando a ocupação do ambiente. “Uma vez que temos no mesmo momento situações em que a fragilidade da manutenção da coisa pública está muito evidente, como a tentativa de encerrar as atividades da UERJ e outros exemplos deste tipo de situação que podemos citar pelo país a fora”, lembrou Magila.

 Esta é a terceira edição do evento, anteriormente as ações foram realizadas pelos artistas Juliana Veloso, que propôs uma discussão sobre sexualidade e feminismo, e Bruno Novaes, que abordou as questões de identidade e gênero no espaço universitário.

SERVIÇO:

Ocupação David Magila, na Biblioteca da UFABC

Data de abertura: 20 de setembro, às 17h

Encerramento: 20 de dezembro

Local: UFABC – Campus Santo André

5001, Av. Dos Estados, Santo André

Gratuito

Comente aqui