Data: 24/09/2014 13:29 / Autor: Marcos Imbrizi / Fonte: Secom PSA

Museu de Santo André conta 100 anos de história

Exposição no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa retrata os 100 anos do prédio que abrigou o primeiro Grupo Escolar da região do ABCD


Nesta quinta-feira (25), será realizada a abertura da exposição “Um Século de História: da Escola à Memória”, que resgata a trajetória centenária do prédio sede do antigo primeiro Grupo Escolar da cidade e desde 1990 abriga o Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa. A cerimônia de abertura acontecerá a partir das 19h30. O Museu está localizado na Rua Senador Fláquer, 470, Centro.

A mostra é composta por objetos, documentos, fotografias e de detalhes construtivos da edificação inaugurada em 1914, e atualmente considerada patrimônio histórico municipal e estadual. Após a abertura o público poderá conferir apresentação da Camerata da Filarmônica Jovem Camargo Guarnieri.

De acordo com a arquiteta Fátima Regina Tavella Leal, atual responsável pelo museu, esta é uma exposição muito solicitada, seja pelos visitantes, que querem conhecer a história da antiga escola e do prédio, seja por seus ex-alunos, seja por todos aqueles que de alguma forma criaram vínculos com o espaço. “Este prédio marca a paisagem e é um testemunho do desenvolvimento de Santo André”, ressaltou. Ainda segundo Fátima, o Museu é parte integrante de um conjunto de escolas que representam uma política educacional estabelecida durante a Primeira República (1889 – 1930) por isso foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), em 2010.

Para a inauguração da exposição o prédio recebeu um trabalho de manutenção e pintura. Também foi instalada uma nova placa de identificação no jardim de entrada do local.

A exposição “Um Século de História: da Escola à Memória” foi organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André. As visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30, e aos sábados das 9h. às 14h30. Entrada franca. Mais informações pelo telefone 4427-7297.

HISTÓRIA – O 1° Grupo Escolar de São Bernardo foi inaugurado em 1914, quando o município abrangia toda a atual região do Grande ABCD. O prédio abrigou o grupo escolar durante sessenta e quatro anos. Em 1978, após a transferência da escola para a Rua Tatuí, o imóvel passou a ser utilizado pela Promoção Social de Santo André – PROSSAN, e desde 1990 abriga o museu da cidade. O local é tombado pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico de Santo André) desde 1992, e pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), desde 2010. Em 2006 o espaço passa a se chamar Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa em homenagem ao médico, escritor e vereador andreense, e um dos cidadãos que se preocupou em preservar a memória local. Gaiarsa faleceu em 2005, aos 93 anos de idade.

Museu da cidade ocupa prédio do primeiro Grupo Escolar da região do ABCD
Museu da cidade ocupa prédio do primeiro Grupo Escolar da região do ABCD

Crédito: PSA

Comente aqui