Data: 20/12/2018 11:26 / Autor: Redação / Fonte: FUABC-FMABC

Medicina ABC está entre melhores do País, segundo avaliação do MEC

Resultado divulgado pelo Ministério da Educação aponta FMABC com melhores indicadores de qualidade entre instituições públicas e privadas de Ensino Superior


A Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, acaba de receber nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação. O anúncio foi feito dia 18 de dezembro, em Brasília, e é relativo ao ciclo de 2017. Ao todo, foram avaliadas 2.066 faculdades, centros universitários e universidades públicas e particulares de todo o País. Do total, 391 escolas receberam nota 4 e 35 o conceito máximo, 5. Já os cursos avaliados somam 10.210.

O IGC é um indicador de qualidade do ensino superior brasileiro. É calculado anualmente e leva em conta a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que engloba o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Também é considerada a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação. A avaliação considera escala de 1 a 5, sendo que a nota máxima é 5 e as notas 1 e 2 são consideradas “insuficientes”.

“O resultado divulgado pelo INEP é excelente e reflete a qualidade do ensino, da assistência, da pesquisa e da extensão na Faculdade de Medicina do ABC. Neste momento em que caminhamos para estabelecer o Centro Universitário, temos possibilidades ainda maiores de evolução e vamos trabalhar para aprimorar todos os cursos, incluindo a Medicina. Sempre será nosso objetivo conquistar as melhores notas e estar entre as primeiras instituições de ensino do País. A partir de agora, nosso objetivo é a nota 5”, revela o diretor-geral da FMABC, Dr. David Everson Uip.

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é realizado trienalmente por área de conhecimento. Os resultados das avaliações da área de Ciências da Saúde, que engloba a Faculdade de Medicina do ABC, foram divulgados em 2017. Os cursos de Farmácia e de Fisioterapia noturno da instituição atualmente possuem nota máxima 5. Já as graduações em Medicina, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia vespertino estão entre as melhores do País, todas com nota 4.

O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

Diretor-geral da FMABC, Dr. David Everson Uip
Diretor-geral da FMABC, Dr. David Everson Uip

Crédito: divulgação

Comente aqui