Data: 17/03/2019 08:46 / Autor: Redação / Fonte: Secom PSA / Tiago Oliveira e Marcos Imbrizi

Igreja do Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba é reaberta após reforma

Obras de recuperação contaram com apoio da Prefeitura e compreenderam troca total do telhado, da instalação elétrica, da impermeabilização de todo o prédio e pintura interna e externa


Crédito: Helber Aggio/PSA

A igreja do Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba foi reaberta neste sábado (16) após passar por uma completa reforma. O trabalho de recuperação do prédio da igreja foi coletivo e contou com a participação da comunidade da Vila, de ex-moradores, da Diocese do ABC e da Prefeitura de Santo André.

"Um dos nossos grandes objetivos é resgatar o orgulho do andreense e ampliar o potencial turístico e econômico de Paranapiacaba. A entrega de hoje é mais um exemplo de ação nesse sentido. A Vila é uma pedra bruta que estamos lapidando", afirmou o prefeito Paulo Serra.

A obra compreendeu a troca total do telhado, da instalação elétrica, bem como a impermeabilização de todo o prédio e a pintura interna e externa. Houve ainda a recuperação da área e da pintura do altar e do sacrário, dos vidros e de todo o mobiliário. Foram recuperados ainda a porta de madeira da entrada, a cadeira da missa, o sino e a torre, além do banheiro e da casa do pároco. As escadas da entrada voltaram a ter a estética original.

"O restauro dessa igreja foi uma grande empreitada. Agradecemos a Prefeitura de Santo André por chegarmos até aqui. Agora é cuidar e manter esse espaço, e vir celebrar a fé", comemorou o padre Rogério Duarte Irmão.

A área externa no entorno também recebeu série de melhorias com a recuperação do Galo dos Ventos, a manutenção do cemitério, a demolição de anexos irregulares e a requalificação das entradas e do mirante. Dentro do programa Banho de Luz, a iluminação local recebeu melhorias. Foi realizado também o conserto do corrimão acessível à escadaria que dá acesso à creche e à Parte Baixa da vila.

"Esta gestão formou um time de excelente qualidade e Paranapiacaba está colhendo os resultados. Primeiro vieram os restauros da Garagem das Locomotivas, do almoxarifado, da oficina, e agora da igreja. E isso é apenas o começo. Temos a torre do relógio da estação, que também está sendo restaurada, entre outras intervenções previstas", ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

HISTÓRIA
A igreja de Paranapiacaba era originalmente denominada capela do Alto da Serra e teve sua pedra fundamental lançada em 3 de fevereiro de 1884. Recebeu licença para celebração de missas, pela primeira vez, em 8 de agosto de 1884. A igreja é dedicada e tem como padroeiro o Senhor Bom Jesus. Com a criação da paróquia de Ribeirão Pires, em 1911, a igreja Senhor Bom Jesus do Alto da Serra passou a ser ligada a ela e hoje integra a paróquia de São Sebastião de Rio Grande da Serra.

Turismo - Os investimentos no potencial turístico de Paranapiacaba têm rendido frutos. Por conta da alta demanda de turistas, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciou ampliação no número de viagens para a Vila. Agora, além das viagens aos domingos há ingressos disponíveis também para um sábado por mês.

Comente aqui