Santo André Educação

FMABC discute prevenção de suicídios entre estudantes

Evento neste sábado (22/09) é alusivo à campanha Setembro Amarelo;objetivo é estimular a abordagem do tema entre alunos e docentes

  • Data: 19/09/2018 10:09
  • Alterado: 19/09/2018 10:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: FUABC-FMABC
FMABC discute prevenção de suicídios entre estudantes

Crédito:

Alunos e professores da Faculdade de Medicina do ABC de Santo André organizam neste sábado (22/09) o I Encontro de Integração dos Alunos da FMABC. O tema será o suicídio, especialmente entre jovens estudantes entre 15 e 29 anos. A iniciativa é organizada pelo Núcleo Rondon de Extensão Comunitária (NUREC), ligado à Comissão de Extensão (COMEX) da FMABC e tem apoio do Centro de Estudos em Saúde Coletiva (CESCO). As palestras serão no campus universitário, no Anfiteatro Dr. David Uip, das 8h30 às 12h30.

Em todo o mundo, o suicídio acomete mais de 800 mil pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, é a quarta maior causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos, de acordo com dados divulgados em 2017 pelo Ministério da Saúde. O objetivo do evento é abordar assuntos relativos a mudanças de comportamento, apatia, isolamento e trabalhar formas de prevenção. “É um tema que por muito tempo permaneceu às escondidas para não ‘incentivar’ as pessoas. Só que o número de casos em crescimento no mundo tem causado preocupação na sociedade. Atualmente trata-se de um problema de saúde pública. Apenas os acidentes de trânsito matam mais nessa faixa etária. Por isso, é preciso aprender e saber falar adequadamente sobre o tema para ajudarmos na prevenção de novos casos”, disse a professora e vice-coordenadora da COMEX e do Departamento de Saúde da Coletividade da FMABC, Silmara Conchão. A coordenação do evento também conta com a participação da professora da disciplina de Histologia, Silvia de Oliveira.

Entre os discentes, a organização está a cargo da aluna do curso de Fisioterapia da FMABC, Alícia Honório do Carmo. Para a estudante, é preciso fomentar o debate entre professores e alunos em relação às cobranças por alto desempenho, sobrecargas de estudo e níveis de estresse. “É comum estudantes passarem a noite acordados sob efeito de energéticos para estudar para provas ou fazer trabalhos. Além disso, sempre escutam frases como: ‘médico não dorme’ ou ‘ninguém disse que a faculdade seria fácil’. Essa pressão faz com que estudantes se sintam na obrigação de nunca falhar. Por isso, tentaremos levar o máximo de informações ao público para que tenha conhecimento do assunto e saiba onde buscar ajuda”, explicou a aluna.

PROGRAMAÇÃO

Na programação do evento constam palestras sobre “Comportamento suicida”, do psiquiatra Dr. Henrique Paiva, graduado pela FMABC e médico residente do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O sargento Rogério Vieira de Araújo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, falará sobre “Abordagem de uma tentativa de suicídio”.

O psicólogo e professor do Departamento de Neurociências da FMABC, Nilson Rodrigues, irá abordar o trabalho realizado no Núcleo de Bem-estar do Discente (NUBEM) da FMABC, onde é um dos coordenadores técnicos do Serviço de Orientação Psicológica ao Aluno da Faculdade de Medicina do ABC (SEPA-FMABC). O serviço completa 20 anos em 2018 com a marca de mais de 8 mil atendimentos realizados aos alunos. Após mesa redonda com perguntas e respostas abertas ao público, o evento será finalizado com uma atividade lúdica da professora do curso de Fisioterapia da FMABC, Rita Labronici. As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail encontroalunosfmabc@gmail.com.

SETEMBRO AMARELO

Iniciada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015, em Brasília. Desde então, ocorre anualmente por meio de ampla divulgação de informações e dados sobre o tema e é marcada pela iluminação de locais públicos com a cor amarela. Entidade sem fins lucrativos, o CVV é um dos principais mobilizadores da campanha e atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962. Mais informações pelo site www.setembroamarelo.org.br.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 19/09/2018 10:09
  • Alterado: 19/09/2018 10:09
  • Redação
  • FUABC-FMABC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados