Data: 12/10/2018 10:39 / Autor: Redação / Fonte: Escola Vereda

Fernando Meligeni participa de ação educativa social no ABC liderada por estudantes

O renomado tenista vem a Santo André, a convite de um aluno, para aula gratuita de tênis para estudantes de escolas públicas da região


Crédito: Reprodução

No dia 21 de outubro (domingo), o premiado tenista Fernando Meligeni estará na Escola Vereda (Santo André-SP) oferecendo treinamento gratuito de tênis para estudantes – ideia surgida a partir de um questionamento em sala de aula.

Como podemos pensar e criar um mundo melhor, mais equitativo e justo, com oportunidades para todos? Tiago França, estudante de 13 anos da Escola Vereda, se desafiou a encontrar respostas para essa pergunta e está mobilizando seus colegas da Vereda e alunos de escolas públicas do ABC para uma vivência única.

Segundo Tiago, a inspiração surgiu não apenas dos debates nas aulas de História, Geografia e Ciências sobre o desenvolvimento da sociedade contemporânea, mas também das aulas de Habilidades para Vida, em que os estudantes discutiram o significado de equidade e puderam refletir sobre os privilégios que possuíam sem muitas vezes perceberem.

Por que não fazer um evento para todos? Tiago levantou a possibilidade de um evento acessível a todos e Fernando Meligeni topou. Agora, Tiago está convidando amigos que estudam em escolas públicas para participarem desse dia de esporte e diversão.

Tiago acredita que esse é só o começo. “Nós podemos fazer muito mais. Esse é só o primeiro de muitos trabalhos que queremos realizar. Nosso país será muito melhor se conseguirmos pensar sempre com espírito de equipe. Compartilhar o conhecimento e levar oportunidades para todos são chaves de mudança para o nosso futuro. Eu não quero que o acesso à educação seja um privilégio. Quero que mais jovens possam ter a oportunidade que eu tenho”.

Para o diretor pedagógico e co-fundador da Escola Vereda, Jefferson Santos, é essencial conscientizar os estudantes sobre seu papel na construção de um país cada vez mais igualitário. “Desta maneira, podemos pensar em caminhos que ajudem na transformação da realidade do nosso país”, afirma o profissional. A Escola Vereda adota uma metodologia que valoriza o pensamento crítico por meio de aulas que os convidam a “colocar a mão na massa” e serem protagonistas em projetos a favor da cidadania, como este, criado por Tiago França e pela equipe pedagógica.

Fernando Meligeni, também conhecido pelo apelido de Fininho, é considerado um dos maiores nomes da história do tênis brasileiro. Em 2003 conquistou a medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos. Para ele, oportunidades como essa “são vitais à disseminação do esporte como instrumento de educação e equidade”.

Comente aqui