Data: 28/02/2019 15:53 / Autor: Paola Zanei / Fonte: Secom PSA

EJA de Santo André está com inscrições abertas

Termina em 15 de março prazo para alunos interessados em concluir o ensino fundamental pela EJA II, que corresponde ao período entre o 6º e o 9º ano


Crédito: Alex Cavanha/PSA

Quem deseja retomar os estudos ainda neste ano precisa ficar atento. Termina dia 15 de março o prazo de inscrições para as turmas de 2019 da EJA II, a etapa da Educação de Jovens e Adultos que corresponde ao período entre o 6º e o 9º ano, possibilitando a conclusão do ensino fundamental. Há salas de EJA II em 15 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e nos cinco Centros Públicos de Formação Profissional: Armando Mazzo, Governador Miguel Arraes, João Amazonas, Julio de Grammont e Valdemar Mattei.

Existe também a opção de concluir o ensino fundamental juntamente com o aprendizado de uma profissão, por meio da EJA FIC (Educação de Jovens e Adultos com Formação Inicial Continuada). Nesse caso é possível optar por uma das cinco áreas de atuação oferecidas: alimentação, imagem pessoal (cabeleireiro, por exemplo), informática, construção civil e administração. Os interessados podem procurar um dos cinco Centros Públicos ou as Emeiefs Cândido Portinari, Carolina Maria de Jesus, Cora Coralina, Dom Jorge Marcos de Oliveira e Prof. João de Barros Pinto – o curso de administração é ofertado exclusivamente nestas escolas municipais, enquanto os demais estão disponíveis nos Centros Públicos de Formação Profissional.

Também estão abertas as inscrições para a primeira etapa da EJA (EJA I), que corresponde ao período entre o 2º e 5º ano, com vagas disponíveis em 18 Emeiefs e nos cinco Centros Públicos. Nesta etapa, também existe opção de formação profissional (EJA I FIC).

Segundo dados da Secretaria de Educação, cerca de 2 mil alunos serão atendidos nas turmas de EJA II em Santo André neste semestre letivo, número que inclui as salas de EJA FIC. A estimativa é que cerca de 1,4 mil alunos sejam atendidos em 2019, somando as opções de formação profissional. Para participar de qualquer modalidade é preciso ter 15 anos de idade completos.

Mova – O Movimento de Alfabetização de Adultos (Mova) é um programa da Prefeitura de Santo André de alfabetização de jovens e adultos, realizado por educadores voluntários em entidades voluntárias (igrejas, ONGs e comunidades), voltado para quem nunca esteve em uma instituição de ensino e não passou por nenhum tipo de alfabetização, ou possui o mínimo de conhecimento. O programa prepara, portanto, alunos para iniciarem os estudos na EJA.

As salas são distribuídas por todo o município de Santo André (Jardim Ana Maria, Sítio Taquaral, Fazenda da Juta, Campestre, Sacadura Cabral, Cidade São Jorge, Parque Marajoara, Vila Junqueira, Vila Floresta, Parque Andreense, Vila Vitória, Parque das Nações e Jardim Irene). Em média, cada sala do Mova atende entre oito e 25 alunos, e a inscrição é realizada diretamente com os educadores durante o ano todo. Em 2018, passaram 265 alunos pelo Mova em Santo André. Para se inscrever é preciso ter 15 anos completos.

Serviço:

Inscrições para os cursos da EJA (Educação de Jovens e Adultos)

Telefones de contato: 4468-4296 / 4468-4297

Endereço dos Centros Públicos de Formação Profissional:

Armando Mazzo

Rua Carnaúba, s/nº - Vila Príncipe de Gales

João Amazonas

Rua Antonio Sebastião Esquarize, s/nº - Parque Capuava

Julio de Grammont

Rua Astorga, s/nº - Parque Andreense

Governador Miguel Arraes

Avenida Rangel Pestana, s/nº - Jardim Cristiane

Valdemar Mattei

Rua Kasato Maru, s/nº - Vila Pires

Endereço das Emeiefs com EJA FIC de administração

Emeief Cândido Portinari

Rua dos Cocais, 1861 - Jardim Guarará

Emeief Carolina Maria de Jesus

Estrada da Cata Preta, 810 - Cata Preta

Emeief Cora Coralina

Rua dos Dominicanos, 1250 - Jardim Santo André

Emeief Dom Jorge Marcos de Oliveira

Rua Assis Cintra, 315 - Condomínio Maracanã

Emeief Prof. João de Barros Pinto

Rua Londres, 444 - Utinga

Crédito: Alex Cavanha/PSA

Comente aqui