Santo André Esporte

Dell`Antonia tem projeto de modernização visando as olimpíadas 2016

Tradicional complexo esportivo de Santo André, que faz parte da lista do COB, deve passar por reforma com custo estimado de R$ 13 milhões

  • Data: 30/07/2014 14:07
  • Alterado: 30/07/2014 14:07
  • Autor: Elaine Granconato
  • Fonte: Secom PSA
Dell`Antonia tem projeto de modernização visando as olimpíadas 2016

Crédito:

Com projeto orçado em R$ 13 milhões junto ao Ministério do Esporte, a Prefeitura de Santo André pretende reformar e modernizar o Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia, inaugurado há quase 55 anos na Vila Pires. O tradicional equipamento municipal integra a lista dos locais de treinamento inscritos no COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para receber uma das delegações participantes das Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro – de 5 a 21 de agosto.

Entre as intervenções, o projeto ousado prevê desde adequações na questão de acessibilidade na estrutura física até a construção de um prédio com cinco andares que abrigará academia de ginástica; centro de fisioterapia e parte médica; auditório para realização de simpósios esportivos; galeria de troféus e cerca de 50 apartamentos para hospedagem dos atletas – o alojamento existente hoje fica embaixo das arquibancadas do ginásio principal.

As duas piscinas – uma olímpica (50 metros por 25 metros) e outra semiolímpica (25 metros), além dos ginásios esportivos 2 e 3 e o ginásio de tênis, bem como as pistas de atletismo, fazem parte do pacote de modernização. O assistente de direção da Secretaria de Esporte e Lazer, Fábio Rubson da Silva, ressaltou que o Brasil tem poucos complexos esportivos para atender às competições nacionais e internacionais. “Não podemos esquecer que a piscina olímpica do Della`Antonia é a melhor da região”, apontou.

Além de projetar o uso do complexo esportivo para os atletas do competitivo, a reforma implicaria também em oferecer uma melhor estrutura para quem utiliza o espaço público municipal. “O governo tem esse pensamento para viabilizar o projeto junto ao Ministério do Esporte. Somente nas escolas de esportes ali oferecidas, gratuitamente à população e durante a semana, temos em torno de 2.500 pessoas, entre crianças e adolescentes. O curso de natação atrai 1.500”, afirmou Silva.

Cadastrado no órgão do governo federal, o projeto de reforma, ampliação e modernização do complexo esportivo, agora, será analisado pela equipe técnica do ministério. “Estamos otimistas com a aprovação do recurso para Santo André”, disse o representante da Secretaria de Esporte e Lazer, que, a princípio, descartou contrapartida do governo municipal. A partir do início, a obra teria duração de um ano, segundo o cronograma previsto pela Pasta.

INTERNACIONAL – Em março deste ano, uma delegação japonesa visitou o Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia, segundo Silva. O interesse teve como foco a parte aquática do espaço.  Os técnicos conheceram ainda as dependências do Sesi (Serviço Social da Indústria) – unidade de Santo André, além do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.

Antes das Olimpíadas, haverá o período de treinamento para os Pré-Jogos Rio 2016. Santo André consta no site oficial dos Jogos Olímpicos com dois locais indicados, inicialmente, para treinos dos atletas – um seria o Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia e o outro o Clube Atlético Aramaçan, equipamento privado e vizinho ao espaço público.    

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 30/07/2014 02:07
  • Alterado: 30/07/2014 02:07
  • Elaine Granconato
  • Secom PSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados