Santo André Saúde

‘Caminhando para a Saúde’ ganha agentes orientadores

Aula aberta será realizada neste sábado (29), em área pública, no Jardim Telles de Menezes; programa municipal reúne cerca de dois mil usuários inscritos em Santo André

  • Data: 29/08/2014 17:08
  • Alterado: 29/08/2014 17:08
  • Autor: Elaine Granconato
  • Fonte: Secom PSA
‘Caminhando para a Saúde’ ganha agentes orientadores

Crédito:

Uma aula aberta na Praça do Povo, localizada no Jardim Telles de Menezes, em Santo André, ocorrerá neste sábado (30), das 10h às 13h. Ali, cerca de 200 pessoas, dos dois mil usuários inscritos no Caminhando para a Saúde, programa voltado à prática da atividade física da Secretaria de Saúde e que foi ampliado, estarão, na prática, utilizando-se de forma correta dos aparelhos de ginástica ao ar livre. Os agentes orientadores participarão desta ação demonstrativa, que se tornará realidade nos próximos 15 dias.

Além das caminhadas diárias e dos exercícios em quadra esportiva, os praticantes do programa utilizarão as 72 estações Corpo e Movimento, antigas academias ao ar livre espalhadas em praças e equipamentos públicos da cidade, com o auxílio dos educadores físicos. Embora a utilização do espaço de prática esportiva funcionasse de maneira informal desde maio do ano passado, quando o Caminhando para a Saúde foi repaginado pelo governo, agora, oficialmente, haverá monitoramento correto do uso dos aparelhos de alongamento e ginástica, durante as aulas que ocorrem duas vezes por semana – das 7h às 9h.

Na prática, representa uma atividade educativa e física sob a responsabilidade da Prefeitura de Santo André. O que antes, quando da instalação dos equipamentos nas praças, nunca ocorreu. Na administração anterior, a utilização dos equipamentos não tinha qualquer tipo de supervisão técnica. A partir de agora, os grupos terão acesso aos aparatos físicos com acompanhamento.

“Passamos a ser agentes orientadores da utilização responsável dos equipamentos de ginástica nos espaços públicos”, explicou o coordenador do programa, Sebastião Fernando Neves. A supervisão dos vários grupos do Caminhando para a Saúde, provenientes das 33 unidades da atenção básica do município, será feita por 17 educadores físicos. Para se inscrever, não há limite de idade. A pessoa deve ser moradora na cidade, usuária do SUS (Sistema Único de Saúde) e procurar o posto mais próximo do bairro. Em junho, eram 1.987 inscritos, segundo o último levantamento feito até o momento.

O coordenador ressaltou ainda que não apenas os integrantes do programa serão supervisionados para o uso correto dos aparelhos de ginástica ao ar livre. Mas sim qualquer pessoa que estiver no local no momento da presença dos agentes educadores. Todas as sextas-feiras, entre 7h e 9h, o programa percorrerá espaços diversos. A Praça Kennedy, por exemplo, será um dos pontos de parada dos educadores físicos.

Além da atividade física coletiva, o programa é complementado com ações de prevenção de doenças, lazer e cidadania nas políticas públicas do município, inclusive com passeios e excursões ao longo do ano. Os educadores físicos foram habilitados, qualificados em BLS (Basic Life Support) e capacitados pela equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Santo André. A Apreced (Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Difusão da Cultura e Educação), Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), é parceira nesse serviço municipal.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 29/08/2014 05:08
  • Alterado: 29/08/2014 05:08
  • Elaine Granconato
  • Secom PSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados