ABC Sociedade

Especialistas internacionais discutem a democracia religiosa no mundo

Às vésperas do Brasil sediar a Jornada da Juventude e receber o Papa Francisco, a FAAP realiza encontro que pretende analisar a importância e a função da religião sem extremismos

  • Data: 20/05/2013 17:05
  • Alterado: 20/05/2013 17:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: FAAP

Crédito:

 

Os principais desafios da liberdade religiosa como valor humano no mundo é o tema do seminário organizado pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), que ocorre nesta próxima quarta-feira, 22 de maio, a partir das 11h00, no campus da instituição, em São Paulo. Os especialistas internacionais, Gregory Clark, W. Cole Durham Jr., Brian J. Grim e Ganoune Diop, convidados pela FAAP, vão avaliar o cenário atual das religiões, em um momento de grande movimentação religiosa, com um novo Papa e evento para jovens no Brasil, marcado para julho.

Estudo divulgado em 2012 indica que as restrições à liberdade religiosa entre meados de 2009 e 2010 cresceram de maneira geral, inclusive em países ocidentais que tradicionalmente impõem poucos limites à prática da fé. De acordo com o estudo da Pew Research Center, três quartos das sete bilhões de pessoas que habitam o mundo vivem em países com grandes restrições governamentais religiosas ou com grandes hostilidades sociais relacionadas à religião. Houve um aumento de 5% em relação ao ano anterior.

 “É importante analisar o papel e a função da religião nas relações internacionais. A liberdade religiosa é uma das grandes necessidades humanas, desde os seus primórdios. O diálogo entre os diferentes credos é essencial para estabelecer políticas que assegurem este importante direito humano”, argumenta o coordenador do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da FAAP, o professor Marcus Vinicius de Freitas.

O evento, a ser realizado em língua inglesa, é dirigido a alunos e convidados. Abaixo seguem os perfis dos palestrantes:

Interesse econômico e liberdade religiosa
Gregory Clark – É formado em direito, com experiência legal internacional e longa atuação na supervisão dos assuntos legais da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no México, América Central, Caribe e América do Sul. Trabalhou com os governos desses países na promoção de liberdade religiosa e é autor, orador e pioneiro do conceito de que é do interesse econômico da comunidade empresarial promover a liberdade religiosa como parte integral de suas iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa.

A relação entre Direito e religião
W. Cole Durham Jr. – É formado em direito pela Universidade de Harvard e atualmente é presidente do Consórcio Internacional para Estudos de Direito e Religião (ICLARS), com sede em Milão (Itália). Também é coeditor chefe do periódico de Oxford em Direito e Religião, e já lecionou na J. Reuben Clark Law School e na Universidade Brigham Young. Foi diretor do Centro Internacional de Estudos de Direito e Religião e professor visitante de direito na Universidade Central de Direito Budapeste, onde ensina direito constitucional comparativo para estudantes de todo o leste europeu, Ásia e África.

A importância da demografia religiosa
Brian J. Grim – É pesquisador sênior e diretor de dados transnacionais no Fórum do Centro de Pesquisas em Religião e Vida Publica. É especializado em demografia religiosa internacional, medição de restrições globais de religião e regulação social transnacional de religião. É também o principal pesquisador no projeto internacional de demografia religiosa do instituto de Cultura, Religião e Assuntos Mundiais da Universidade de Boston.  Brian trabalhou por 20 anos como educador, pesquisador e coordenador de desenvolvimento na China, antiga União Soviética, Cazaquistão e Malta, entre outros lugares da Europa e meio Oeste.

Relações públicas e liberdade religiosa
Ganoune Diop – Teólogo, estudioso veterano e a nova voz da Igreja Adventista do Sétimo Dia na ONU, Diop, nascido no Senegal, é diretor adjunto da Conferência Geral de Relações Públicas e Liberdade Religiosa do Departamento (APLR), onde representa a igreja nas Nações Unidas, em Genebra (Suiça) e em Nova York (EUA). Também atua junto a Associação de Liberdade Religiosa Internacional. É acadêmico, administrador e músico, e já viveu e trabalhou em três continentes. Tem mestrado em filologia e doutorado em estudos do Velho Testamento.

Compartilhar:

  • Data: 20/05/2013 05:05
  • Alterado: 20/05/2013 05:05
  • Redação
  • FAAP









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados