Santo André Cidade

Prefeitura de Santo André promove nesta quinta-feira, 27, a I Feira Pró-Saúde da População Negra

Evento busca avançar na equidade no comprometimento, tanto de gestores e técnicos da Saúde em relação à saúde desta população.

  • Data: 26/10/2011 17:10
  • Alterado: 26/10/2011 17:10
  • Autor: Daniel Betega
  • Fonte: PMSA

Crédito:

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde e do Comitê Técnico de Saúde População Negra, promove nesta quinta-feira, 27, a I Feira Municipal Pró-Saúde População Negra. O evento acontece simultaneamente na Casa da Palavra, Concha Acústica e Praça do Carmo, a partir das 8 horas.

Para realização desta atividade, a Secretaria de Saúde conta com a participação de aproximadamente 200 profissionais da rede básica de saúde, das coordenações e do gabinete da Secretaria da Saúde.

Diversos departamentos da Saúde, como o programa DST/AIDS, Saúde na Juventude, Saúde Mental, do Adulto, da Criança, da Mulher e Bucal, além da terapia comunitária terão atividades programadas com a colaboração de outras pastas.

Na I Feira Municipal Pró-Saúde da População Negra haverá distribuição de insumos de prevenção (material gráfico e preservativo) e serão transmitidas informações juntamente com equipe que realizará exames de dextro e aferição de pressão, além de orientações médicas sobre as principais doenças que acometem essa parcela da população.

Equidade

A I Feira Municipal Pró-Saúde da População Negra busca avançar na equidade no comprometimento, tanto de gestores e técnicos da Saúde quanto pela participação ativa das organizações da sociedade civil e movimento negro em relação à saúde desta população.

A ação é uma maneira de dar continuidade e mais uma garantia ao trabalho que vem sendo desenvolvido na área. Ele também se configura no fortalecimento da assistência a esse público específico, cuja saúde tem certas especificidades, como a hipertensão, anemia falciforme, diabetes e mioma uterino, entre outros.

A oferta desses exames e orientação sobre algumas patologias ressaltam a importância do diagnóstico precoce, com a adoção de medidas de prevenção. “Isso vale tanto para a hipertensão quanto para o diabetes, doenças para as quais a população negra costuma ter maior predisposição”, comenta Silvana Gomes de Araújo Teixeira, coordenadora técnica de Saúde da População Negra.

Com a realização da I Feira Municipal Pró-Saúde População Negra, a Prefeitura de Santo André sedimenta as bases rumo ao objetivo da inclusão social e da redução das desigualdades sociais.

Compartilhar:

  • Data: 26/10/2011 05:10
  • Alterado: 26/10/2011 05:10
  • Daniel Betega
  • PMSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados