Santo André Saúde

Prefeitura implementa agentes comunitários de saúde no Jardim Santo Antônio

Grupo tem como sede unidade Moysés Fucs; ‘Caminhada para a Saúde’ também foi retomada

  • Data: 25/04/2013 19:04
  • Alterado: 25/04/2013 19:04
  • Autor: Daniela Mian
  • Fonte: Secom PSA
Prefeitura implementa agentes comunitários de saúde no Jardim Santo Antônio

Crédito:Diego Barros/PSA

As famílias do Jardim Santo Antônio receberam nesta quinta-feira (25) um grande reforço na área da Saúde. Foi implementada a primeira equipe do PACS (Programa de Agente Comunitário de Saúde) da unidade Moysés Fucs. A cidade já conta com sete outros grupos.

A equipe é formada por 10 agentes e uma enfermeira, que atuarão visitando casas do bairro Jardim Santo Antônio e áreas do Jardim Matarazzo e Jardim Utinga. A ideia é que complementem a Atenção Básica à Saúde acompanhando o andamento da vacinação das crianças, pré-natal das gestantes, idosos acamados e divulgando campanhas, com o facilitador de que os profissionais são moradores do bairro. Eles devem atender cerca de duas mil pessoas.

Para o prefeito Carlos Grana, o trabalho é de grande responsabilidade. “Os agentes cuidarão das pessoas atuando na prevenção de doenças”, explicou. O prefeito reafirmou ainda a intenção de cobrir 100% da população em áreas vulneráveis ao final dos quatro anos de mandato.

CAMINHADA – Durante a cerimônia, também foi retomado o programa Caminhada para Saúde – antigo Caminhada Orientada, uma reivindicação da população. “O projeto não é apenas lazer, mas uma atividade complementada com ações de saúde”, explicou o secretário de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte.

Cada UBS (Unidade Básica de Saúde), do total de 33, possui um educador físico, que promove as caminhadas duas vezes por semana – a atividade é aberta para qualquer pessoa que more na cidade e não precisa ser usuário da rede municipal.

A partir do programa, o educador físico também conduzirá o grupo para a academia ao ar livre, distribuída por várias praças e espaços públicos da cidade, a fim da utilização correta dos equipamentos de ginástica.

Compartilhar:
1
Crédito:Diego Barros/PSA
1
Crédito:Diego Barros/PSA

  • Data: 25/04/2013 07:04
  • Alterado: 25/04/2013 07:04
  • Daniela Mian
  • Secom PSA









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados