Data: 12/06/2018 13:36 - Alterado em: 21/05/2019 16:51 / Autor: Redação / Fonte: Torneado Imprensa

Sítio cultural Alsácia recebe o espetáculo 'Do Ensaio para o Baile'

Teatro de Torneado se despede do seu Do ensaio para o Baile e prepara nova versão do espetáculo


 Do Ensaio para o Baile
Do Ensaio para o Baile

Crédito: Alexandre Bassani

A inquietude da trupe Teatro de Torneado com sede na cidade de Ribeirão Pires não para. Depois de importantes temporadas e críticas com o espetáculo “Do Ensaio para o Baile” a trupe decidiu por remontar o espetáculo sob uma ótica de celebração e rito. Ao investigarem o processo de criação do segundo espetáculo da trilogia Colapsos Institucionais: Incandescente, a trupe se deparou com um anseio de remontar e reelaborar mais artesanalmente o primeiro espetáculo dessa trilogia: Do ensaio para o baile.

O público terá a oportunidade de assistir as duas últimas versões da montagem e debater após cada apresentação os novos caminhos para onde a trupe pretende direcionar essa obra. Segundo o diretor e dramaturgo William Costa Lima “A ideia de reelaborar um espetáculo tantas vezes já apresentado pode trazer um amadurecimento para os integrantes da trupe. Quando montamos essa primeira versão do espetáculo nossas artistas pensavam de uma maneira. De lá para cá muito mudou e há uma necessidade de esperança que queremos lançar com essa nova encenação e é atrás disso que iremos".

Desde a sua estreia, o espetáculo vem chamando a atenção de muitos jovens e importantes educadores, tornando-se um evento sensível de reflexão de temas latentes de nossa atual sociedade.

O espetáculo cumpre suas duas últimas apresentações nos dias 25 e 26 de maio às 19h  com entrada franca e faz parte do conjunto de ações de contrapartida do edital Proac Montagens Inéditas, no qual a trupe prepara a montagem da comédia Incandescente.

O eixo central da dramaturgia de Do Ensaio para o Baile retrata as trajetórias dos personagens que se desenvolvem em pequenas fábulas cotidianas encaminhadas para a importância que esses jovens dão para o baile de formatura da escola. Cenas fragmentadas de um cotidiano jovem anunciam o sentimento de expectativa pelo último momento de relação desses jovens com a instituição escola. Os diálogos são parte de uma dramaturgia que se completa no encontro com as outras linguagens presentes na encenação: nas relações políticas e temporais propostas pela narrativa áudio visual; na ampliação da percepção dos sentidos do texto visualmente dilatadas pelo movimento da dança; e no apontamento da realidade atual (caótica e complexa) proposta pelos seis números musicais.

O Teatro de Torneado é uma Trupe de artistas criado no ano de 2005, coordenado pelo artista e pedagogo William Costa Lima, que surgiu de um projeto de pesquisa que tinha como foco questões da juventude/adolescência. Na trajetória do coletivo, estão nove espetáculos. A Trupe foi indicada para o prêmio Shell de Teatro 2015 na categoria Inovação pelo processo de integração, orientação e experimentação na formação de jovens na linguagem teatral através do exercício crítico de cidadania. Atualmente, a Trupe ocupa o Sítio Cultural Alsácia, um complexo cultural e educacional localizado na cidade de Ribeirão Pires, São Paulo criado e coordenado pelos seus integrantes. Neste espaço realiza-se também a gestão da Escola Atemporal de Artes, uma escola democrática de formação em artistas das artes cênicas e Ateliê Cultural, uma escola de contra turno escolar onde crianças e adolescentes realizam projetos coletivos e atorais.

Serviço

Espetáculo “Do Ensaio para o Baile”

Dias 25 e 26 de maio, sábado e domingo às 19h

Ingressos: Entrada Franca

Duração: 60 minutos

Classificação Indicativa: 14 anos

Sítio Cultural Alsácia

R. José Lopes Ventura, 322 – Vila Suissa – Ribeirão Pires – SP

Contato: (11) 4823-3813 ou (11)94790-7888

Maiores informações: www.torneadoemrede.com

Crédito: Alexandre Bassani

Comente aqui