Ribeirão Pires Sociedade

Ribeirão Pires dá sequência às ações preventivas ao período de chuvas

Prefeitura realiza desassoreamento e limpeza preventiva no principal rio da cidade para evitar enchentes

  • Data: 13/11/2017 13:11
  • Alterado: 16/08/2023 02:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
Ribeirão Pires dá sequência às ações preventivas ao período de chuvas

Desassoriamento do rio Ribeirão Pires

Crédito:Gabriel Mazzo

A Estância Turística de Ribeirão Pires já está trabalhando com a prevenção voltada ao período de maior incidência de chuvas. Desde a última semana, o principal rio da cidade – Ribeirão Pires – recebe ação de desassoreamento e limpeza com a finalidade de evitar transbordamento e, consequentemente, enchentes.

O trabalho preventivo da Prefeitura vem ao encontro das medidas previstas na Operação Verão Seguro (OVS, regida pelo Decreto Municipal nº 6.584 de 2015) que acontecerá entre 1 de dezembro de 2017 e 15 de março de 2018. O objetivo é minimizar problemas decorrentes do alto índice pluviométrico previsto para o período em toda a região.

Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana, Diogo Manera, é importante que toda a população e o setor público atuem juntos para garantir mais segurança a todos. “Estamos empenhados para reduzir os prejuízos que a chuva pode trazer ao longo do verão. A atuação da Defesa Civil e da Infraestrutura Urbana é importante, mas também contamos com a colaboração popular para realizar o descarte de lixo de forma regular, evitando, dessa forma, acúmulos que impedem o escoamento de água”, orientou Manera.

Ações preventivas da Defesa Civil

Em dezembro, a Defesa Civil realizará o lançamento da Operação Verão Seguro 2017/2018. Todos os envolvidos no processo, inclusive os integrantes Integrantes dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), devem participar do evento que será aberto ao público.

Além da Defesa Civil, representantes do Jeep Clube de Ribeirão Pires, da Rádio Pérola da Serra, do Corpo de Bombeiro, das polícias Civil e Militar e da ACIARP estão somando esforços para ampliar a mobilização e a disseminação de informações aos moradores no período de chuvas intensas.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil, Cesar Theodoro, com a prevenção realizada corretamente os riscos diminuem. “Nossos agentes são treinados para realizar vistorias e orientações aos moradores, de forma a minimizarmos os efeitos causados pelas tempestades”, declarou Cesar Theodoro.

No dia 25 de outubro foi realizada limpeza das galerias de águas pluviais da área central de Ribeirão Pires. Em julho, a Defesa Civil recebeu da Universidade Federal do ABC (UFABC) uma estação pluviométrica que foi instalada para avaliar os índices municipais.

As áreas de risco da cidade são monitoradas durante o período, principalmente quando o volume acumulado de chuva supera 80mm em três dias. De acordo com estudos dos institutos de geologia, para a região metropolitana, a partir desse limiar inicia-se o processo de deslizamentos.

Compartilhar:

  • Data: 13/11/2017 01:11
  • Alterado: 16/08/2023 02:08
  • Redação
  • PMETRP









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados