Data: 29/08/2018 09:17 - Alterado em: 14/09/2018 09:34 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura Municipal da Estância Turí­stica de Ribeirão Pires

Ribeirão Pires promove Primavera dos Museus

A Estância Turística de Ribeirão Pires terá programação especial na 12ª Primavera dos Museus, que marca, ainda, a celebração da Semana de Educação Patrimonial.


Centro de Exposições e História de Ribeirão Pires
Centro de Exposições e História de Ribeirão Pires

Crédito: Gabriel Mazzo

A partir da próxima segunda-feira, dia 17, a cidade sediará série de atividades voltadas aos profissionais da rede municipal de ensino e munícipes.

A 12ª Primavera dos Museus e a Semana de Educação Patrimonial são promovidas em parceria pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, com o apoio do Centro Técnico de Patrimônio da cidade e organização POIESIS.

Para abrir a programação, no dia 17 de setembro, às 14h, o músico e escritor Reynaldo Bessa realizará a oficina “Retrato do Artista Quando Oswald”, que propõe interação entre profissionais da rede municipal de ensino e a obra do escritor modernista que residiu em Ribeirão Pires. A atividade acontece, inclusive, na casa em que Oswald morou e escreveu “Um Homem Sem Profissão” (Sítio Boa Sorte – Avenida Orlando Grecco, 8 – São Caetaninho). A oficina integra conjunto de medidas de apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires à preservação e valorização da casa, Patrimônio Tombado provisoriamente pelo município e que poderá ser tombado pelo Estado.

O Teatro Municipal Euclides Menato (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jardim Itacolomy) receberá atividades durante a semana.

No dia 18 de setembro, das 8h30 às 17h30, Marilúcia Bottalo promove formação com objetivo de abordar princípios de museologia para professores do município, apresentando o universo dos museus, arquivos, centros de memória e instituições afins nas áreas de preservação e difusão. Marilúcia é museóloga e historiadora da Arte, diretora técnica do Instituto de Arte Contemporânea e Coordenadora da pós-graduação em Museologia, Colecionismo e Curadoria do Centro Universitário Belas Artes SP.

No dia 19 de setembro, a especialista em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política São Paulo, Ana Silvia Bloise, apresentará, das 8h30 às 17h30, a palestra “Museu: o que são e para que servem – fotografias como suportes da memória”. A ação estimula reflexão sobre a educação em museus como uma experimentação permanente, em busca de formas de atuação que criem laços e integrem diferentes públicos ao Museu.

No dia 20 de setembro, das 8h30 às 17h, a OAB Ribeirão Pires (Rua Presidente Kennedy, 133 – Centro) abrirá as portas para a apresentação de Gabriel Avelar e Raquel Lemos sobre “Aspectos Jurídicos da Produção Cultural”, direcionada à profissionais e estudantes de artes e cultura. As transformações ocorridas no campo da cultura e da arte no Brasil e a ampliação e profissionalização no segmento trouxeram exigência de gestão e de maior conhecimento no campo estratégico. O workshop, com inscrições abertas até 19 de setembro (www.ribeiraopires.sp.gov.br), tem como objetivo fornecer condicionamentos jurídicos para manejo eficiente de negócios na área cultural, com conhecimento das possibilidades e limites no campo normativo.

Ainda no dia 20, das 19h às 21h, a artista plástica Lilian Zampol promoverá oficina sobre os “Gênios da Arte nas Escolas: Educando para os Museus de Arte”. A atividade, que acontecerá no CEFORPE (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Centro) é direcionada a professores e tem como objetivo discutir a importância do ensino da arte nas escolas a partir da perspectiva de grandes obras de artistas atuais.

Comente aqui