Ribeirão Pires Segurança

Ribeirão Pires ganha novos Vigilantes Patrimoniais

Após capacitação, ministrada pela CGM, profissionais aprovados em concurso da Prefeitura passam a integrar quadro de servidores municipais

  • Data: 15/03/2019 15:03
  • Alterado: 15/03/2019 15:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
Ribeirão Pires ganha novos Vigilantes Patrimoniais

Crédito:Mariana Rodrigues

Na manhã desta sexta-feira, dia 15, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, realizou a cerimônia de certificação dos novos Vigilantes Patrimoniais da cidade. Os profissionais, aprovados pelo Concurso nº 01/2016, participaram de curso de preparação para exercerem a função. O evento foi realizado na Base Central da GCM.

Ao todo, oito profissionais se apresentaram ao cargo, passaram por formação ministrada por efetivo da Guarda Civil Municipal da Estância, com frequência mínima de 95%, foram certificados e passam, a partir dessa data, a integrar o quadro de funcionários da Prefeitura.

O curso de capacitação, com carga horária de 123 horas/aula, teve objetivo de garantir ferramentas ao vigilante para que desempenhe suas atribuições com eficiência e competência pertinentes ao cargo, como prestar serviços de vigilância dos próprios municipais e outros locais definidos pela Administração; realizar rondas nas dependências de edifícios e áreas adjacentes; controlar entrada e saída de pessoas, veículos e materiais; prestar informações à população; entre outras atividades descritas na Lei Nº 6056/15.

“Desde 2017, trabalhamos para fortalecer as ações da Secretaria de Serviços Urbanos, por meio da valorização de nossos Guardas Civis Municipais e da modernização do setor. Somente nesse mês, entregamos novas viaturas à ROMU e nova base 24h da GCM na área central do comércio, ao lado do Terminal Rodoviário, da Estação de Trem e do Posto Atende Fácil. Esses investimentos e as ações integradas entre GCM e forças policiais do Estado estão garantindo a queda dos índices de criminalidade”, declarou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, durante a cerimônia.

A formação foi compreendida por grade curricular supervisionada pelo Gabinete de Instrução da GCM e abordou as disciplinas de Estrutura da Secretaria de Segurança Urbana; Rádiocomunicação; Noções de Segurança Patrimonial; Condicionamento Físico e Defesa Pessoal; Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo; Língua Portuguesa; Prevenção e Combate a Incêndios – aplicado por profissionais do Corpo de Bombeiros; Uso Progressivo da Força; Gerenciamento de Crises; Legislação Aplicada; Confecção de Documentos e Rotina Administrativa; Ética Profissional; Gênero e Diversidade; Mediação de Conflito; e Ordem Unida.

A segurança de prédios públicos era feita, até essa data, por Guardas Municipais. “Com a contratação dos vigilantes, GCMs serão liberados para apoio em rondas ostensivas e preventivas por toda a cidade”, explicou o secretário de Segurança Urbana de Ribeirão Pires, coronel José Luis Navarro.

Além do Prefeito da Estância, Adler Teixeira – Kiko, estiveram presentes o vice-prefeito Gabriel Roncon; a deputada federal, Renata Abreu; o secretário de Segurança Urbana, coronel Navarro; o comandante da GCM, Sandro Torres; autoridades policiais do município e região; autoridades municipais e vereadores.

Compartilhar:
1
Crédito:Mariana Rodrigues
1
Crédito:Mariana Rodrigues

  • Data: 15/03/2019 03:03
  • Alterado: 15/03/2019 03:03
  • Redação
  • Prefeitura de Ribeirão Pires









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados