Data: 15/05/2019 17:27 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires

Ribeirão Pires entrega Plano Municipal de Assistência Social

Documento foi apresentado ao prefeito da cidade, Kiko, durante atividade que homenageou equipe do município pelo Dia do Assistente Social


Café da Manhã e entrega Plano Assistência Social
Café da Manhã e entrega Plano Assistência Social

Crédito: Mariana Rodrigues

Nessa quarta-feira, 15 de maio, a Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu café da manhã em homenagem ao Dia do Assistente Social, com a presença de profissionais do setor que atuam em unidades municipais. Durante o evento, que contou com a presença do prefeito Adler Teixeira – Kiko, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki, entregou o Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) 2018 – 2021.

“Prestamos nessa data uma singela homenagem aos assistentes sociais que atuam com muito empenho no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social em nossa cidade. Este também foi um momento importante em que recebemos o Plano Municipal do setor, que contem diagnóstico do cenário social do município e que estabelece diretrizes para a atuação de nossas equipes”, declarou o prefeito da Estância.

O Plano Municipal de Assistência Social atende à Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), Nº 9.720/98, que estabelece condições de repasse de verbas aos municípios.  O documento é instrumento de planejamento estratégico que norteia, organiza e regula a execução da Política Municipal de Assistência, garantindo a oferta de proteção social para a população, principalmente para a parcela que se encontra em situação de vulnerabilidade e risco social.

“O Plano Municipal de Assistência Social foi elaborado de maneira colegiada. Iniciado no primeiro semestre do ano passado, o documento faz uma análise do município e traça diretrizes para o quadriênio 2018/2021. Já foi protocolado junto ao Ministério da Cidadania e Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, atendendo às diretrizes do LOAS”, afirmou a secretária de Assistência Social e Cidadania da Estância, Elza Iwasaki.

Homenagem – Durante o encontro, dezesseis assistentes sociais que atuam no município pela SASC foram homenageadas. “Ser assistente social é conhecer a realidade, acolher cada pessoa que nos procura com o devido respeito e atenção, além de desenvolver ações sociais que visam favorecer a melhoria da qualidade de vida”, explicou Maria Cesira Auge Tirapiani Santa’Anna, 69 anos, assistente social desde 1974.

Comente aqui