Data: 22/03/2019 09:15 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires

Ribeirão Pires celebra Dia Internacional da Síndrome de Down

Cerca de 70 convidados entre crianças e adolescentes com a Síndrome e seus familiares participaram do 2º Encontro Huracán, na região central do município


2º Encontro Huracán- Dia Internacional da Síndrome de Down
2º Encontro Huracán- Dia Internacional da Síndrome de Down

Crédito: Mariana Rodrigues

Nesta terça-feira, dia 21 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para comemorar a data, foi realizado o 2º Encontro Huracán, com apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da secretarias de Participação e Inclusão Social  e de Educação do município.

Cerca de 70 convidados, entre crianças e adolescentes com Síndrome de Down e seus familiares, curtiram o evento, que além de promover a conscientização, também foi um dia de lazer e integração entre os participantes.

“Hoje é dia de celebrar as conquista e as lutas diárias deles. Muita gente, por ignorância mesmo, não sabe como lidar com quem tem a Síndrome e age de forma diferente ou até mesmo maltrata, por não ter paciência e não compreender a situação”, contou a moradora da Vila Nova Suíssa, Ana Caroline Querriquelli, de 26 anos.

A moradora veio acompanhada da mãe, a pedagoga Valéria Bittencourt, de 48 anos, e da irmã Nathália Macagnan, de 16 anos - que tem Síndrome de Down. “A minha irmã, por conta da Síndrome, é mais desinibida e não se preocupa com a opinião das outras pessoas. É uma pessoa livre e não tem medo de expor sua personalidade”, concluiu Ana.

O evento foi idealizado por Fabiana Gonçalves, proprietária do local onde foi realizada a atividade e mãe do pequeno Lorenzo, de 4 anos, também com Síndrome de Down. “Com o encontro quero que eles saibam o quanto são amados e o quanto são importantes para nós. A ideia é ampliar as atividades realizadas neste encontro no próximo ano”, afirmou.

“Esse foi um momento de integração e de descontração, mas também de refletirmos sobre avanços e desafios que ainda persistem em torno do assunto. Fabiana, responsável por essa bonita iniciativa do encontro, falou aos participantes justamente sobre a importância de conscientizarmos toda a sociedade sobre o quanto pessoas com Síndrome de Down são especiais, ressaltando que devemos seguir lutando por inclusão e respeito”, avaliou o prefeito da Estância, Adler Teixeira – Kiko, que prestigiou o evento.

O encontro contou, ainda, com a participação da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Ribeirão Pires, Flávia Dotto, do vice-prefeito Gabriel Roncon, da secretária de Participação e Inclusão Social, Elza da Silva Carlos, e da secretária de Educação, Flávia Banwart.

Comente aqui