Data: 16/05/2018 12:30 / Autor: Redação / Fonte: Torneado Imprensa

Grupo Protótipo Tópico de Bauru realiza workshop em Ribeirão Pires

As atividades serão abertas à comunidade e acontecerão no final de semana dos dias 19 e 20 de Maio.


Preâmbulo - Carne com alma Dentro
Preâmbulo - Carne com alma Dentro

Crédito: Marina Wang

Depois de apresentarem seu trabalho em várias cidades pelo estado de São Paulo, O grupo Protótipo Tópico de Bauru, que foi contemplado pelo edital PROAC, realiza nesse fim de semana um workshop no Sítio Cultural Alsácia em Ribeirão Pires.

O grupo Protótipo Tópico envereda desde 2013 por pesquisas, criações e diálogos na composição das ambiências cênicas, utilizando diferentes técnicas da relação do ator com as linguagens plásticas/visuais. O grupo traz dentro de suas construções, experimentações transartísticas, para investigar não apenas o trabalho do ator, mas também toda composição cênica e as possibilidades dramatúrgicas. A imersão do grupo no Sítio contará com um  workshop e a apresentação de dois espetáculos:  “Preâmbulo – Carne com Alma Dentro” e “Bicho Transparente”.

O workshop tem como objetivo transmitir as perspectivas de criação e as possibilidades imagéticas, poéticas e políticas do lugar de memória adotadas e estudadas ao longo dos últimos anos pelo grupo Protótipo Tópico. Princípios como processos multidisciplinares, lugar memória, dramaturgia e lembrança e ambiências cênicas serão abordados, através da vivência provocativa e de estímulos criativos para uma dramaturgia pessoal e coletiva que trata a memória como elemento que emerge do grupo e que as une. O exercício de criação multidisciplinar agrega a relação do ator com a memória plural, coletiva e individualizada. Para isso toma como meio de materialização as tecnologias sensoriais dos vídeos, fotografias, músicas e texturas táteis. Ele acontecerá no domingo, dia 20 de Maio, das 14 às 18.

Com suas marcas ou a lembrança de suas marcas, a existência dilacerada de identidades, o artificismo das relações humanas e o ciclo do poder, permeiam a poética de “Bicho Transparente”. O espetáculo transita entre histórias reditas e acontecimentos calados. As palavras se esfacelam no ar, no tempo e na violência. Um espaço de poetização das vozes caladas de mulheres sufocadas pelas caprichosas interferências do “detentor do poder”.

O infinito acontece em um instante de pensamento de quatro segundos, que pode ser palavra, pode ser carne, pode ser alma dentro… toda paisagem desolada das imagens são cumes de enrugamento do ser criador e seus cárceres de histórias. O ser do livro transita pelas memórias, pelo tempo, pelo gosto salgado e pela busca de identidade. A bestialidade resvala na criação e acaricia os pensamentos, o olho do lobo ainda enxerga a sombra distante. É nesse ambiente que é contada a história de  “Preâmbulo – Carne com Alma Dentro”.

O Sítio Cultural Alsácia é um espaço cultural de 80 mil metros localizado na cidade de Ribeirão Pires. Além da programação cultural, o Sítio é a sede administrativa da Escola Atemporal de Artes, uma escola democrática de formação de artistas, do Ateliê Cultural, um contra turno escolar onde crianças e adolescente desenvolvem projetos de arte e cidadania e contam com assessoria pedagógica, e sede do Pequeno Teatro de Torneado, coletivo indicado ao Prêmio Shell de Teatro em 2015.

SERVIÇO DAS ATRAÇÔES

 Espetáculo “Bicho Transparente”

Dia 19 de Maio, Sábado às 19h

Entrada Franca

Duração do espetáculo: 50 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Workshop - Construção dramatúrgica a partir da relação do ator com o lugar memória

Dia 20 de Maio, Domingo das 14h às 18h

Entrada Franca

Classificação Indicativa: livre

Espetáculo “Preâmbulo – Carne com alma dentro”

Dia 20 de Maio, Domingo às 19h

Entrada Franca

Duração do espetáculo: 55 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Sítio Cultural Alsácia

Rua José Lopes Ventura, 322 – Vila Suissa – Ribeirão Pires / SP

Pagamento, por enquanto, somente em dinheiro, bistrô no local.

Maiores Informações: www.torneadoemrede.com ou (11) 94794-4669

Bicho Transparente
Bicho Transparente

Crédito: Evandro Souza

Comente aqui