Ribeirão Pires Segurança

GCMs de Ribeirão Pires são certificados em curso de tiro defensivo

Por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Guardas da Estância participaram de formação que objetiva a preservação da vida

  • Data: 20/08/2018 13:08
  • Alterado: 20/08/2018 13:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura Municipal da Estância Turí­stica de Ribeirão Pires
GCMs de Ribeirão Pires são certificados em curso de tiro defensivo

Crédito:Divulgação Consórcio Intermunicipal Grande ABC

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ribeirão Pires ganhou, a partir da última sexta-feira, dia 17, multiplicador da técnica de Tiro Defensivo na Preservação da Vida, também conhecida como Método Giraldi. Por iniciativa do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a corporação da Estância passou a contar com novos professores da metodologia. São eles o instrutor de patrulhamento tático e subcomandante da Guarda Civil e ROMU, Carlos Douglas Furlani, e o subinspetor da GCM Gilberto Carlos Gomes.

A cerimônia de formatura, realizada no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo do Campo, contou com a palestra do Coronel da reserva Nilson Giraldi, que criou a técnica de ensino de tiro em 1997. Atualmente, a metodologia é reconhecida internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Comitê da Cruz Vermelha. “Arma sem procedimento não vale nada. O Método pode ser aplicado em qualquer circunstância e reduz em 98% a perda de vida dos policiais em serviço. No ano passado, por exemplo, nenhum policial morreu em conflito armado em São Paulo”, afirmou Giraldi.

Com duração de 8 meses, o curso envolveu seis etapas, entre as quais formação para uso do armamento e atuação em todos os tipos de confrontos armados; execução de serviços especiais; além de noções sobre a conservação do armamento. O treinamento foi realizado no Centro de Treinamento na Prevenção da Vida, localizado em São Bernardo do Campo. O  equipamento, inaugurado em fevereiro deste ano, atende pleito do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana, mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

“Como o próprio Giraldi enfatiza, o curso tem como ênfase a proteção à vida, seja ela do GCM – em serviço ou fora dele -, da vida de terceiros e até mesmo do possível agressor. O propósito é reduzir o número de acidentes e mortes de policiais e GCMs com a utilização de procedimentos corretos”, explicou subcomandante da Guarda Civil Municipal e ROMU, Carlos Douglas Furlani. Com a formação específica, Furlani explicou, também, que o foco é a formação da GCM do município e das cidades co-irmãs através do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Compartilhar:

  • Data: 20/08/2018 01:08
  • Alterado: 20/08/2018 01:08
  • Redação
  • Prefeitura Municipal da Estância Turí­stica de Ribeirão Pires









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados