Data: 11/04/2019 16:20 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires

FSS de Ribeirão Pires promove curso de formação de Mestres Chocolateiros

As aulas terminam nesta sexta-feira, 12 de abril, sendo a entrega de certificados programada para a próxima semana


Curso de Formação de Mestres Chocolateiros
Curso de Formação de Mestres Chocolateiros

Crédito: Gabriel Mazzo

O Fundo Social de Ribeirão Pires está promovendo, desde segunda-feira, dia 8 de abril, a primeira edição deste ano do Curso de Formação de Mestres Chocolateiros. Ministrado pela professora Jane Cristina da Silva, formada em Gastronomia com especialização em Confeitaria Artística, o curso tem por objetivo fortalecer a tradição do Festival do Chocolate através da qualificação da mão de obra local.

Os alunos aprendem sobre as características e funções da matéria-prima; infraestrutura, ferramentas e equipamentos, boas práticas de fabricação, técnicas de manipulação e receitas. “Agora, em novo espaço, na casa histórica do Parque Municipal Pérola da Serra, contamos com cozinha específica para o manuseio do chocolate, possibilitando, por exemplo, a temperagem da matéria-prima no mármore, técnica ideal utilizada na alta gastronomia”, explicou a professora.

Dentre as 25 alunas da turma, a dona de casa Maria Aparecida Pereira, 52 anos, que costumava produzir itens de chocolate para consumo próprio e da família, aprendeu técnicas de manipulação e novas receitas. “Acreditava que sabia como mexer com o chocolate, mas, agora, percebo que não sabia nada. O curso é maravilhoso e, com isso, vou conseguir aumentar a renda familiar e ajudar em casa”, completou. 

Crédito: Gabriel Mazzo

Comente aqui