Ribeirão Pires Sociedade

FSS de Ribeirão Pires forma novos chocolateiros

Ministrado desde 2017, o curso aconteceu, pela primeira vez, na casa histórica do Parque Municipal Pérola da Serra

  • Data: 16/04/2019 15:04
  • Alterado: 16/04/2019 15:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
FSS de Ribeirão Pires forma novos chocolateiros

Crédito:Mariana Rodrigues

Alunas do curso de formação de Mestre Chocolateiro, promovido pelo Fundo Social de Ribeirão Pires, receberam, na manhã desta terça-feira, dia 16, certificação, durante cerimônia realizada na casa histórica do Parque Municipal Pérola da Serra. Ministrado pela professora Jane Cristina da Silva, formada em Gastronomia com especialização em Confeitaria Artística, o curso teve por objetivo fortalecer a tradição do Festival do Chocolate através da qualificação da mão de obra local.

Moradora da Quarta Divisão, Alexandra Pacheco de Oliveira, 33 anos, desempregada, acredita que o curso possibilitará renda extra para a família. “Já trabalhei, anteriormente, ajudando minhas primas na confecção de chocolates. Agora, conhecendo novas técnicas e receitas, acredito que poderei ter renda extra com a confecção de produtos”, completou.

Dentre as receitas que os alunos aprenderam durante o curso estão: ovos de Páscoa, pavês, mousse, bolo e outros itens a base de chocolate.

“Neste primeiro momento, o curso é básico, porém, temos a proposta de desenvolver o intermediário e avançado posteriormente. A experiência de ministrar o curso em novo espaço, na casa histórica do Parque Municipal Pérola da Serra, superou expectativas, já que a cozinha é específica para o manuseio do chocolate, possibilitando, por exemplo, a temperagem da matéria-prima no mármore, técnica ideal utilizada na alta gastronomia”, explicou a professora Jane Cristina da Silva.

A cerimônia de formatura do curso de Mestre Chocolateiro contou com a presença do vice-prefeito da Estância, Gabriel Roncon, e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Ribeirão Pires, Flávia Dotto. “A entrega dos certificados nos enche de alegria. O Fundo Social da cidade, junto com a Prefeitura, está de portas abertas, promovendo cursos de formação que ampliam as oportunidades de crescimento dos moradores. As alunas poderão seguir estudando, aperfeiçoando seu conhecimento. Essa sementinha que hoje está sendo plantada renderá bons frutos”.

Compartilhar:
1
Crédito:Mariana Rodrigues
1
Crédito:Mariana Rodrigues










Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados