Data: 18/03/2019 13:55 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires

“Cidadania Móvel” levará serviços sociais aos bairros de Ribeirão Pires

Com unidade, Prefeitura fará cadastros de programas assistenciais em regiões afastadas do Centro, onde não há CRAS


Ribeirão Pires ganha “Cidadania Móvel”
Ribeirão Pires ganha “Cidadania Móvel”

Crédito: Mariana Rodrigues

A Prefeitura de Ribeirão Pires entregou aos moradores, no último sábado, dia 16, o “Cidadania Móvel”, novo veículo que levará serviços sociais aos bairros afastados no Centro, onde não há unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). A entrega, realizada pelo prefeito Adler Teixeira – Kiko, e pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki, foi realizada na Praça José Inocêncio Nunes, no Parque Aliança, primeira região a receber a unidade móvel.

O veículo, um Sprinter Mercedes-Benz, foi adquirido e equipado pelo município com recursos do Governo Federal, através do IGD-M, que  qualifica a gestão local do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. Esse índice avalia a efetividade dos programas sociais no município - caso estejam bem avaliados, é utilizado para a liberação de verba. O investimento no “Cidadania Móvel” foi de R$ 189 mil.

“O ‘Cidadania Móvel’ levará aos bairros afastados de nossa cidade serviços sociais, como o cadastro no programa Bolsa Família. O veículo facilitará o acesso de quem mais precisa às ações assistenciais, especialmente para a atualização cadastral, o acompanhamento e a busca ativa dos moradores em situação de vulnerabilidade”, explicou o prefeito Kiko.

O novo veículo da Secretaria de Assistência Social e Cidadania contará com a participação integrada e articulada das secretarias de Educação e de Saúde, levando em consideração as demandas e as necessidades de cada território.

Dentre as atividades a serem empreendidas, destacam-se o cadastramento das famílias que residem em locais de difícil acesso, a busca ativa dessas famílias, o auxílio nas condicionalidades do Programa Bolsa Família (acompanhamento do pré-natal de gestantes, campanhas de vacinação, acompanhamento da saúde de recém-nascidos e crianças, assistência na matrícula e manutenção de frequência escolar de crianças e adolescentes, dentre outros), além do apoio ao controle social do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

“A Prefeitura recebe indicador de gestão que libera, quando satisfatório o trabalho social desenvolvido, recursos a serem investidos no setor. Como não temos CRAS em todos os bairros, pensamos nesta unidade para levar os serviços aos moradores que mais precisam. Teremos equipe de serviço social e psicólogo percorrendo, dentro de uma programação que será divulgada, regiões afastadas do Centro’, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

A secretária da Pasta explica que antes do agendamento do “Cidadania Móvel”, equipes mobilizarão os moradores e informarão o período e horários de atendimento.

Comente aqui