Capela Nossa Senhora do Pilar

Você é o responsável deste local?
  • Avenida Santa Clara
  • CEP: 09432-000
  • Santa Clara - Ribeirão Pires/ SP

A Igreja Nossa Senhora do Pilar, localizada bem no centro da cidade de Ribeirão Pires, no ABC paulista, foi finalizada no ano de 1714, por ordem do Capitão-mor Antônio Corrêa de Lemos. No dia 25 de março desse ano, o local recebeu as bênçãos do Frei Pacífico. A igreja é uma das atrações do município, reconhecido como estância turística do estado de São Paulo, com muitos vales e montanhas.

A Igreja Nossa Senhora do Pilar é considerada o marco fundador de Ribeirão Pires, além de ser um dos mais famosos símbolos da história da religião brasileira. Sua base arquitetônica é feita em taipa de pilão, com 40 centímetros de espessura. Segundo registros, o imóvel foi construído por escravos, taipeiros e entalhadores. Cerca de quase um século depois de ser erguida, no ano de 1809, a Igreja ganhou mais uma parte: uma torre feita de alvenaria de pedra. Foi a partir de sua fundação que começou o desenvolvimento e a chegada da população de Ribeirão Pires, que iniciou o processo de construção de residências e do comércio da região, que, até então, era praticamente inexistente.

A Igreja Nossa Senhora do Pilar é o monumento religioso mais antigo do Grande ABC Paulista e tem a sua estrutura original conservada. Suas escadarias chamam bastante a atenção dos visitantes e assemelham-se às escadarias das capelas e igrejas portuguesas. A igreja é o único patrimônio histórico da cidade e foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico.

Todos os anos, nas proximidades da igreja durante o mês de maio, é realizada a já tradicional e famosa Festa de Nossa Senhora do Pilar. A festividade reúne milhares de pessoas, em todas as edições, movimentando a cidade e a região com missa campal, procissões, apresentações musicais e ainda barraquinhas com comidas típicas. Confira na agenda abaixo esse e os próximos eventos da Igreja Nossa Senhora do Pilar em Ribeirão Pires e divirta-se!