Data: 07/02/2019 14:02 / Autor: Redação / Fonte: PMM

Mauá recepciona profissionais do programa Mais Médicos

Integração foi realizada para que os médicos se conhecessem e entendessem mais sobre o município escolhido para atuação


Programa Mais Médicos
Programa Mais Médicos

Crédito: Rodrigo Zerneri/PMM

Após a evasão dos cubanos que participavam do programa Mais Médicos, do Governo Federal, novos profissionais foram chamados para ocupar os 33 postos disponíveis em Mauá. Nesta quinta-feira (7/2), foi realizada a primeira reunião de integração da nova equipe médica que trabalharão nas unidades de saúde do município. O evento aconteceu na Uninove, Vila Bocaina, e reuniu 60 profissionais divididos em dois encontros.

Até o momento, 24 médicos atenderam ao chamado do edital público, restando ainda nove vagas em aberto. Mesmo assim, a prefeita de Mauá acredita que os postos serão preenchidos no terceiro edital, que já aguarda novos inscritos: “No primeiro edital foram chamados os brasileiros formados no Brasil, no segundo, os brasileiros formados no exterior e a terceira etapa é chamar os estrangeiros formados no exterior, que devem se apresentar na segunda quinzena de fevereiro. Caso não conclua o número exigido, um novo edital será aberto”, explicou.

As boas-vindas aos novos médicos foram dadas pela secretária de Saúde, Eliene de Paula Pinto, que reforçou a importância do encontro: “Mostramos um pouco da história do município, já que alguns médicos vieram de fora da cidade, e também apresentamos como se organiza o sistema do Sistema Único de Saúde, que é um modelo completo copiado por vários países”, disse.

Além dos novos médicos, os gestores das unidades de saúde também participaram do evento, fazendo uma integração entre as regiões do município e entre os próprios profissionais. A parte de sociabilização foi feita pela coordenadora da Educação Permanente em Saúde, Elizabeth Ap. Ribeiro Jose, que afirmou que “sem o real conhecimento e vínculo com os profissionais é difícil desenvolver um bom trabalho na atenção básica, afinal, trabalhar em conjunto ainda é o melhor remédio para curar pessoas”.

A mineira recém-chegada de Belo Horizonte, Natália Costa Vilaça, será a nova médica generalista da UBS Feital: “Escolhi Mauá porque outros amigos vieram atuar aqui e me atraiu pela cidade fazer parte da região metropolitana de São Paulo”, destacou a nova profissional do município.

Crédito: Rodrigo Zerneri/PMM

Comente aqui